Prefeitura dá início a obras do piscinão do córrego Laranja Azeda, no Jardim Silveira

- 14 de outubro de 2022

Seguindo o rumo já estabelecido pela Prefeitura de Barueri de acabar com as enchentes na cidade, foi dado início às obras de construção de mais um reservatório de controle de cheias, no Jardim Silveira. O chamado piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via – divisa com a vizinha Jandira.

As obras do reservatório estão na fase da escavação do terreno e localiza-se na avenida Alziro Soares. No local também está sendo construído o novo Centro Esportivo do Jardim Silveira, próximo à estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Para o secretário de Obras, Beto Piteri, trata-se de uma construção de grande importância para a cidade. “Estamos falando de uma obra que vai reduzir significativamente os picos de cheias nos períodos de chuva intensa naquela região”, afirmou.

Esse reservatório terá cerca de 24,5 metros de profundidade (que equivale a aproximadamente um prédio de oito andares), com cobertura de concreto, uma vez que em cima haverá um campo de futebol pertencente ao Centro Esportivo.

“O serviço está andando bem, as obras são um pouco mais complexas que a do piscinão do rio Barueri-Mirim, perto da Vila Márcia, porque o reservatório vai receber uma laje e o campo de futebol em cima. São reservatórios independentes, mas vão trabalhar em conjunto, uma vez que o do Laranja Azeda vai aliviar a carga de águas do Barueri-Mirim”, explicou Ronaldo Dantas de Lima, diretor da Coordenadoria de Obras Viárias e Hídricas da Secretaria de Obras.

Quando o piscinão estiver pronto, o campo de futebol contará com alambrado para proteção da área, além de paisagismo com vegetação e árvores, estacionamento, academia e pistas de caminhada. Pelo projeto também estão previstos construção de outras edificações como guarita, vestiários e lanchonete.

O prazo de conclusão da o9bra está previsto para daqui a três anos.

Sistema de bombeamento
Para direcionar o fluxo em excesso do córrego Laranja Azeda em caso de chuva intensa, haverá um sistema de bombeamento de água a partir de seis conjuntos de motobombas, por meio de seis linhas de tubulação de aço com meio metro de diâmetro cada. Na entrada do poço de bombeamento deverão ser instaladas ainda seis grades de retenção de lixo em estrutura metálica.

Grandes investimentos no setor
O outro piscinão que está sendo construído em Barueri, em fase mais adiantada da obra, é justamente o da margem do rio Barueri-Mirim. Esse reservatório terá 22 metros de profundidade e deverá eliminar as enchentes no Centro da cidade.

A Prefeitura também está investindo na solução de cheias na região do Tamboré. No local, está sendo construído um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva, com extensão de cerca de um quilômetro.

Temp Temp Temp