Defesa Civil forma mais uma turma de agentes mirins com 150 alunos

- 14 de novembro de 2018

Aconteceu na manhã da quarta-feira (dia 14 de novembro), na Câmara Municipal de Barueri, a formatura da 5ª turma de Agentes Mirins de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. “O evento de hoje é um marco. Essas crianças são multiplicadoras de conhecimento e cidadania. Temos novos projetos para o próximo ano, sempre pensando na conscientização e prevenção”, explicou Regina Mesquita, secretária da pasta.

Ao total, foram 150 alunos com idades entre 11 e 15 anos, representando cinco escolas da rede de ensino de Barueri. Com o auditório lotado, a cerimônia foi marcada pela presença de autoridades civis e militares e contou com uma apresentação alusiva ao Dia da Independência do Brasil feita pelos próprios agentes mirins. “Aprendemos muitas coisas nesses cinco meses, mas o que vamos levar para sempre é o respeito e o valor da amizade”, relatou Maria Eduarda Silvestre, agente mirim.

A formatura encerra os cinco meses de trabalhos diários da equipe que, entre tantos assuntos, abordou o valor do sorriso, combate ao incêndio, bullying, saúde, preservação ambiental e realizou visitas para lá de especiais como a que foi feita ao Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. “Entre passeios e palestras, as crianças aprendem a quem recorrer o que fazer em casos de acidentes. Nós firmamos uma base sólida de prevenção em cada família alcançada”, concluiu Lucinéia de Moura Pimentel, coordenadora da Defesa Civil de Barueri.

Durante a entrega dos certificados e homenagens via-se no rosto e na expressão de cada adolescente o que significa ser um agente mirim. Notava-se também a responsabilidade de uma geração comprometida com a ética e a cidadania, que aprendeu que “Defesa Civil somos todos nós”.

Temp Temp Temp