Temp

UBS do Chácaras Marco lembra Dia Mundial do Diabetes de forma integrada 

- 14 de novembro de 2019

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi lembrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Drª. Elisabete Izilda Duleba, no bairro Chácaras Marco, em grande estilo.  

A ação foi realizada de forma integrada com as UBSs Maria de Lourdes Hernandez Matos, do Engenho Novo, e Pedro Izzo, do Jd. Esperança. O CRAS do Engenho Novo também foi representado, além do Grupo Vida Ativa, que é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Esportes.  

Já no início do evento os profissionais fizeram triagem de todos os presentes sem histórico de diabetes, baseados no Protocolo da Enfermagem em Saúde do Adulto. Tal procedimento identifica o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 (caracterizado pelo excesso crônico de açúcar no sangue).  

A enfermeira Keli Cristina e a técnica de enfermagem Fabiana de Fátima ministraram palestra sobre a doença, que, silenciosa, atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo. Os tópicos abordados mostraram o que é o diabetes, suas classificações, sintomas, formas de prevenção, bem como a importância do acompanhamento médico periódico. Elas também mostraram os tipos de alimentos que não podem faltar na mesa da pessoa diabética.  

O envolvimento de todos os profissionais da UBS, bem como dos convidados e dos pacientes, fez com que a iniciativa cumprisse com louvor o objetivo de conscientizar e informar.  

O Dia Mundial do Diabetes deu origem ao Novembro Azul, em 2007. Com o passar dos anos a campanha foi sendo ampliada e ganhou o caráter que tem hoje: de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que vitimam os homens no mundo todo.  

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp