Temp

Barueri investe na padronização e modernização das escolas

- 15 de janeiro de 2026

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr

Resumo:

  • Barueri trata a educação como prioridade e investe na padronização e modernização das 108 unidades da rede municipal, com reformas, reconstruções e novas entregas.
  • O programa contempla 21 escolas em reforma geral, além de outras em processo de licitação, garantindo ambientes seguros, funcionais e de qualidade.
  • A iniciativa busca assegurar igualdade de oportunidades, beneficiando alunos e famílias de todas as regiões da cidade.

Em Barueri, a educação é tratada como prioridade absoluta. O compromisso vai além da sala de aula e do conteúdo pedagógico: começa na base, com a garantia de ambientes escolares adequados, seguros e acolhedores. A atenção dedicada à formação dos alunos perpassa toda a rede municipal de ensino, refletindo-se em investimentos contínuos na reforma, reconstrução e modernização das unidades escolares, assegurando espaços de qualidade que favorecem o aprendizado e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Atualmente, a rede municipal de ensino é composta por 108 unidades educacionais, distribuídas da seguinte forma: 45 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs); oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil (EMEIEFs); 16 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs); cinco Escolas Municipais Maternais e de Educação Infantil (EMMEIs); oito Escolas Municipais Maternais (EMMs); além de 25 unidades gerenciadas por Organizações Sociais (OS) e um Centro de Referência para a Infância.

A proposta do governo municipal é padronizar todas as escolas da rede. Até o momento, foram investidos recursos na reconstrução de quatro unidades modernas.

Cronograma de reformas e entregas

Duas dessas unidades modernas já foram entregues: o Matermei Thomaz Victoria Rodrigues, no Jardim Audir, concluído em fevereiro de 2025; e a Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas, no Parque Viana, também finalizada em fevereiro de 2025. As outras duas seguem em andamento: a Emei João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga, com previsão de conclusão em maio de 2027; e a EMEF Fioravante Barletta, no Jardim Silveira, que se encontra em processo licitatório.

Reforma geral

Ao todo, o programa de reforma geral contempla 21 escolas. A EMEF Professor Renato Rosa, localizada no Parque Viana, teve as obras concluídas em setembro de 2025. Outras unidades têm entrega prevista ao longo deste ano, como segue:

Janeiro
EMEF Prefeito Nestor de Camargo – Jardim Mutinga

Abril

EMEF Padre Luiz de Oliveira Andrade – Engenho Novo

Maio

EMEF Professor Sidney Santucci – Jardim Júlio

EMEF Margarida Maria Maciel – Vale do Sol

EMM Lázara Augusta Cárdia Sabatine – Parque Imperial

Junho

Maternal Ilda Martins Holanda da Silva – Parque dos Camargos

EMEF Armando Cavazza – Engenho Novo

Além dessas, a rede municipal conta com outras 11 escolas em processo de licitação para a execução de reforma geral. São elas: EMEF Professor Alexandrino da Silveira Bueno (Jardim Silveira), EMEF Raposo Tavares (Vila Boa Vista), EMEF Roberto Luiz de Araújo Brandão (Jardim Paulista), EMM Maria de Menezes Bezerra (Jardim São Vicente de Paula), Emeief Taro Mizutori (Jardim São Luiz), EMM Matilde Abreu de Moraes (Jardim dos Camargos), EMM Marly Teixeira de Almeida (Jardim Paulista), EMM Maria Sueli Silva (Vale do Sol), Emei Décio Trujillo (Vila Militar/Recanto Phrynea), Emmei Eliane Castanon Pereira (Engenho Novo) e EMEF Naly Benedicta Becegato Camargo Mancini (Jardim Belval).

Pensando nas gerações futuras

As intervenções realizadas pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, a pedido da Secretaria de Educação, integram um planejamento que prevê a modernização de todas as escolas da rede municipal. A iniciativa busca oferecer unidades padronizadas, seguras e funcionais, assegurando a mesma qualidade de estrutura, conforto e segurança em todas as regiões da cidade. Dessa forma, os investimentos em educação alcançam todos os munícipes, promovendo igualdade de oportunidades e contribuindo para a formação das futuras gerações.

Da redação
Crédito das fotos: Ana Guice/Secom Barueri (Foto 1 a 4 - EMEF Prefeito Nestor de Camargo)
Cauber Drone/Secom Barueri (Foto 5 - EMEF Professor Renato Rosa e Foto 6 Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas)

Temp Temp Temp Temp Temp