Barueri vive Semana de 22 em exposição no Museu Municipal

- 15 de fevereiro de 2019

Quase 100 anos depois, Barueri vive os bons ares da Semana de Arte Moderna de 1922. Foi aberta no Museu Municipal as exposições “Viva Mário” e “Semana 22”, homenageando o escritor Mario de Andrade (1893-1945) e os 97 Anos da Semana de 22.

A exposição foi aberta pelo secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, e contou com a presença de artistas plásticos, poetas, escritores e atores. A mostra reúne pinturas, livros, objetos e documentos da época, uma oportunidade para conhecer um pouco mais do evento que mudou o panorama das artes no Brasil.

Os participantes puderam conferir leitura de poemas além da apresentação de teatro.  Os atores Adriano Sanz e Silvia Martins fizeram a esquete “Dois momentos entre Mário de Andrade e Anita Malfatti”, encantando o público por conta do figurino e da performance.

Os poetas Luiz Nemeth e Edmundo Silva recitaram poemas autorais. Uma das atrações que também chamou a atenção do público foi um espaço com figurinos de época.

A curadoria da exposição do Museu de Barueri é do diretor da Pinacoteca da Secretaria de Cultura e Turismo, Edgard Santo Moretti. A visitação permanece aberta até o dia 10 de março. O endereço é av. Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval. Mais informações no telefone 4198-5975.

Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna foi aberta em 11 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo e de imediato causou ebulição na cena artística paulistana, com apresentações de peças musicais, literárias e de artes plásticas. Foi uma exposição de ideias inovadoras que propunham uma nova estética, muito diferente da apreciada até então. Artistas brasileiros como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira e Villa Lobos, entre outros, buscavam uma identidade própria e a total liberdade de expressão artística.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp