Temp

Praça das Artes: complexo cultural terá um Palco Aberto com apresentações artísticas populares

- 15 de junho de 2021

A Praça das Artes de Barueri, que está sendo construída pela Secretaria de Obras onde antes existiam o TMB (Teatro Municipal de Barueri) e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda, no bairro Boa Vista, será uma importante referência na região e no Estado, por oferecer à população mais cultura em cursos e em várias manifestações artísticas.

No projeto arquitetônico, cuja obra está perto de ser finalizada, está previsto um Palco Aberto onde ocorrerão intervenções artísticas com apresentações de dança, música, teatro, circo, literatura e o que mais existir para aproximar as pessoas da cultura popular brasileira.

“As apresentações nesse Palco vão ser um elemento surpresa para as pessoas que estarão circulando internamente na Praça das Artes. Os visitantes, as mães aguardando o filho ou a filha em um dos cursos de artes, ou alguém esperando o início de um grande espetáculo no Teatro vão poder apreciar manifestações artísticas inusitadas e especialmente preparadas para a ocasião”, adianta o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar.

A estrutura do Palco Aberto foi estrategicamente desenhada pela equipe do arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto. Nela, um grande vão em formato circular perpassa dois pavimentos do prédio de modo que os circulantes no primeiro e no segundo andares poderão assistir ao mesmo tempo as performances artísticas que vão acontecer no andar térreo da Praça.

Trata-se de um dos maiores empreendimentos já feitos por Barueri, conforme cita o secretário de Obras, Beto Piteri. Segundo ele, a obra é grande e os planos para ela são ainda maiores: “A expectativa é que Barueri seja um grande centro cultural para o Estado de São Paulo, esse é o nosso objetivo, porque a cultura faz parte da nossa história e um povo sem cultura tende ao esquecimento”.

Vários artistas
As intervenções artísticas no Palco Aberto poderão ocorrer todos os dias, principalmente nos finais de semana, abrindo oportunidades de expressão cultural para artistas da cidade, alunos dos cursos de artes e de outros convidados, informa Jean Gaspar.

“De repente, as pessoas vão ficar sabendo que haverá um sarau aberto, uma esquete teatral, a declamação de um poema ou ainda uma apresentação de balé. Estou muito entusiasmado com essas possibilidades”, destaca o secretário.

A Praça das Artes
A Praça das Artes é um complexo com vários equipamentos culturais em um único lugar. Além do Palco Aberto, contará com um teatro com capacidade para mais de 900 lugares, com fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração. Terá ainda pinacoteca, salas para aulas de teatro, dança, música e artes visuais, além de oficinas para cenários, figurinos e artesanato.

Abrigará ainda uma biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

O prédio terá infraestrutura sustentável (água e energia), pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos em terreno de 12 mil m², com área construída de mais de 20 mil m² e estacionamento com cerca de 400 vagas. Haverá também área para acessibilidade, elevadores e rampas de acesso, restaurante, lanchonete e espaço criança com brinquedos interativos.

Temp