Sema participa de seminário “Vamos Cuidar do Planeta e de Nossos Rios”

- 15 de setembro de 2022

Na quarta-feira (dia 14), às 9h30, ocorreu o seminário “Vamos Cuidar do Planeta e de Nossos Rios”,  no auditório do Senai Barueri. O evento marcou o Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 17 de setembro, e do Rio Tietê, em 22 de setembro.

Participaram do evento Roberta Carvalheira, da coordenação do ODS Barueri (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que trabalha com os princípios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU); Luiz de Barros Moreira, educador ambiental da área de Saneamento; Edson Oliveira da Silva, geocientista e analista ambiental; e Yara Garbelotto, diretora de Planejamento Ambiental, esses dois últimos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). O evento também foi transmitido pelo canal do ODS Barueri no Youtube.

Conceitos na prática
As informações trocadas no Seminário serão usadas no curso de Agentes de Desenvolvimento Socioambiental da Sema. A capacitação dos profissionais sempre foi uma constante, conforme conta o biólogo e secretário de Meio Ambiente Marco Antônio de Oliveira (o Bidu).

“No Meio Ambiente, a capacitação sempre foi a nossa busca para tornar nossos servidores mais preparados para os desafios ambientais que temos hoje. Além disso, eles podem formar multiplicadores que receberão conhecimentos do que há de mais recente no setor, como a conservação do meio ambiente, a despoluição de rios e de áreas verdes de uso comum, como praças e parques. Nesse Seminário mesmo vimos que o mapeamento de áreas de preservação ou que venham receber impacto ambiental devido suas atividades, como na mineração, por exemplo”, explica Bidu.

Dia Mundial da Limpeza
A iniciativa busca reunir várias pessoas ao redor do mundo para realizar a limpeza do entorno onde vivem, como ruas, praças, parques, praias, mangues e rios. Em 2021, 17 milhões de pessoas de 158 países se mobilizaram para essa ação. O consumismo e a alta geração de resíduos causa grande impacto nos ecossistemas, em especial os oceanos.

Dia do Rio Tietê
A data de 22 de setembro foi escolhida para simbolizar um dos principais rios do Estado. O Rio Tietê possui 1.136 quilômetros de extenção, nascendo no município de Salesópolis, onde fica sua nascente, até desaguar no rio Paraná, no município de Itapura, divisa de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, banhando 62 municípios paulistas.

Temp Temp