SRI realiza curso Visitador Religioso Hospitalar

- 15 de setembro de 2022

A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) realizou nos dias 3 e 10 de setembro o curso introdutório “Visitador Religioso Hospitalar” na sala de reuniões da Prefeitura de Barueri, no Centro. O evento teve como palestrante o pastor Pedro Juan Alarcón, capelão hospitalar do Hospital Municipal de Barueri (HMB) e coordenador palestrante do Conselho Capelania do Pronto-socorro Central de Barueri.

O curso foi oportunizado em dois encontros, sendo cada um com três horas de duração. Teve como objetivo principal orientar, de acordo com normas e regras vigentes, os voluntários religiosos, visitantes e principalmente aos setores de enfermagem, serviço social, recepção e portarias.

Conteúdo programático
Durante o curso Visitador Religioso Hospitalar foi abordado um conteúdo programático contendo informações sobre: introdução ao curso; o paciente, suas necessidades e temores; normas para acompanhantes e visitantes de paciente do hospital; o visitador, suas funções e atividades; um bom relacionamento com o profissional de saúde; a grande comissão, discipulado na prática; palavra-chave; EPIs Hospitalar (normas regulamentadoras NR6-NR15); vacinação; assepsia - lavagem de mãos (higienização básica); doenças da alma (patologias); noção a tanatologia; Lei do Voluntariado e fundamento da capelania (conceito e história).

Temp Temp