Temp

Muay thai é a menina dos olhos do Programa Vida Saudável

- 15 de outubro de 2018

Os homens o adoram para aprimorar a técnica e as mulheres o preferem para melhorar a forma física, mas ninguém se esquece que é uma arte marcial e portanto é primordial na defesa pessoal. O muay thai combina a agilidade do boxe com golpes de canela, dos pés e cotovelos e necessita apenas de calção, camiseta, luvas e bandagens para sua prática. A caneleira é opcional.  

Atualmente há 250 alunos matriculados na modalidade no Programa Vida Saudável, divididos em turmas de adolescentes e de adultos.  A idade mínima é de 14 anos para ambos os sexos e as aulas duram 55 minutos às segundas, quartas e sextas-feiras. O único polo é o do Ginásio José Corrêa. Se o aluno faltar a quatro aulas no período de um mês sem justificativa, ele perde a vaga. “A procura é grande”, alerta a coordenadora técnica Fabiana Veiga. 

Um pouco de história 
O muay thai, arte livre ou arte das oito armas, surgiu há mais de 2.000 anos na Tailândia, onde é o esporte nacional. Popularizou-se sensivelmente no século XX após seus praticantes vencerem os lutadores de outras modalidades. Chegou ao Brasil apenas em 1979 com o nome de boxe tailandês. 

O dia 27 de março é considerado o dia mundial da modalidade. A graduação dos praticantes vai da faixa branca até a preta, vermelha e branca (grão-mestre), passando pela preta (professor) e a preta e branca (mestre). Os profissionais de MMA consideram-no primordial para a finalização dos combates. 

Matrículas  
Os interessados em praticar o muay thai devem procurar a Secretaria de Esportes no Ginásio Poliesportivo José Corrêa. Não há vagas no momento. É necessário levar uma foto 3x4, atestado médico e cópia do RG e do comprovante de residência. O endereço é rua Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro. 

Temp Temp Temp