Lei Aldir Blanc: Centenas de talentos baruerienses se destacam na gravação das apresentações

- 15 de dezembro de 2020

Durante duas semanas o Centro de Eventos de Barueri recebeu centenas de artistas que tiveram os trabalhos aprovados pelos editais da Lei Aldir Blanc. A Secretaria de Cultura e Turismo organizou uma estrutura para receber todos os participantes, somando 180 apresentações, seguindo os protocolos de segurança.

Não houve público para acompanhar as gravações individuais, que foram divididas por horários espaçados para evitar aglomeração. Os artistas foram acolhidos desde a sua chegada até o término da gravação.

Diversas linguagens artísticas foram contempladas pelos nove editais como música, dança, teatro, circo, artesanato, literatura e muralismo, além da diversidade LGBTQI+ e cultura afro-brasileira entre outras modalidades.

Foram dias de muito trabalho, mas de muita alegria e emoção. Os artistas ficaram felizes por estarem no palco, já que, durante a pandemia, as atividades culturais foram interrompidas. Além da verba que cada um recebeu, todos ressaltaram a esperança e a alegria em exercer o ofício.

O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, ressaltou o grande trabalho em equipe da Prefeitura de Barueri. “Todos os setores se empenharam muito para conseguirmos aprovar a lei em Barueri e para que o maior número de artistas pudesse participar. Foi criado plantão de dúvidas, prorrogamos a data de inscrição e houve troca de e-mails e ligações constantes com o objetivo de ajudar a classe artística. Foi uma união de trabalho que resultou no sucesso da nossa missão. Encontramos tantos talentos, conseguimos mapear os artistas ativos da cidade por área. Foi um momento muito importante para a Cultura”, destacou.

A arte salva
“Estou muito feliz com essa lei que veio nos beneficiar neste ano difícil. Estamos conseguindo voltar para as nossas casas mais felizes. Esse recado é para incentivar as pessoas para que não parem em momentos difíceis. Só a arte pode nos salvar. A arte nos salvou nesta pandemia, força para todo mundo”, disse César Melo, ator, compositor e diretor, e que inclusive já foi professor de teatro em Barueri.

“Estou muito feliz de estar aqui, quero agradecer todo o apoio do pessoal da Cultura de Barueri e a essa lei, que está nos ajudando a segurar firme esse momento. Foi muito inspirador poder se apresentar, mesmo com distanciamento. Estou renovada”, afirmou a cantora Lu Vitti.

Vinicius Ramos já foi aluno de teatro das Oficinas de Artes e atualmente é ator e diretor teatral e faz parte de uma banda. “Estou muito feliz em participar deste edital e com a organização, pela dinâmica, contato e a disponibilidade de ir atrás dos artistas e ajudar no preenchimento dos editais facilitando a nossa apresentação. Basicamente só precisamos vir e mostrar a nossa arte.”

Glauco Costa e Rogério Balieiro fazem parte da banda Naja – uma das mais antigas da cidade, há quase 35 anos estão na estrada. “Quem vive da cultura foi muito prejudicado, eu trabalho somente com música e não tinha como tirar recursos de outros lugares. O incentivo da lei foi importante e a Secretaria de Cultura fez esse trabalho num tempo recorde numa empreitada séria e conseguiu transformar isso da melhor maneira para nos ajudar”, disse Glauco. “Essa ajuda não é só para essa galera que vive da música, mas da cultura em geral e isso foi um alento para todos nós. Só temos a agradecer a Secretaria de Cultura por ter tomado essa iniciativa, preparar os editais, disponibilizar esse espaço, o som, toda a estrutura técnica, só temos a agradecer”, completou Rogério Balieiro.

O produtor cultural, músico e ator Vini Máximo ressaltou a importância do programa. “Gostaria de agradecer a Secretaria de Cultura por promover tudo o que está rolando em Barueri. Como produtor conseguimos ajudar vários amigos que estavam sem perspectivas de voltar a tocar e através dos editais pudemos envolver muitas pessoas, foi um trabalho árduo, mas extremamente satisfatório. Nós como artistas da cidade estamos aqui, estamos presentes e é para ficar.”

“Foi muito bem-vinda a iniciativa da lei neste momento de pandemia e crise econômica. A gente sonha que se torne uma política permanente, que essa iniciativa continue ao menos enquanto dure a pandemia e quem sabe se torne um programa de cultura nacional. Fico feliz de tocar música instrumental em minha cidade. A música e a arte são necessárias para a saúde mental, espiritual e emocional”, destacou Andrew Moss.

Para conferir toda a produção artística que foi gravada durante 10 dias é preciso acessar o Youtube Cultura Barueri Oficial. O canal conta com tutorias de áudio, vídeo e artesanato, além de todas as apresentações de música e dança.

Temp Temp Temp Temp Temp