Segurança otimiza exames periódicos em parceria com Medicina do Trabalho

- 15 de dezembro de 2021

Para garantir mais segurança no trabalho e prevenção de doenças, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), em parceria com o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho (DTMST), ligado à Secretaria de Administração, realizará até março de 2022 exames periódicos em todos os servidores da pasta. A ação ocorrerá na sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que também agrega o Resgate Municipal, no Jardim Belval.

Ao todo, a SSMU conta com cerca de 800 servidores, incluindo ainda o Departamento de Recursos Humanos, os departamentos regionais e especializados da Guarda Civil, como Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Base Guardiã Maria da Penha, Guarda Ambiental, GTM (Grupamento Tático de Motos), Canil e Romu, além do Departamento Técnico de Administração e Logística. O atendimento visa ainda dar maior atenção no sentido de otimizar os exames dos trabalhadores da segurança municipal.

Para tanto, o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho conta com profissionais da área de saúde, como a enfermeira Amália Eid dos Santos, designada especificamente para ficar no prédio da Defesa Civil e Resgate Municipal acompanhando todos os servidores lotados na SSMU. “É importante essa parceria. A Secretaria é uma das que mais tem exames específicos para se realizar, devido à profissão e riscos dos guardas”, explicou Amália.

A enfermeira destacou que o objetivo é realizar a bateria de exames de acuidade visual, eletrocardiograma e de sangue de maneira mais organizada. “Assim, com essa estrutura, tendo um profissional dentro da secretaria (de Segurança), fica melhor e o andamento dos exames se dará de forma mais efetiva”, frisa Amália.

Check-up
O tempo para realização dos periódicos dos servidores da Segurança e Mobilidade Urbana é diferente das demais Secretarias, cujos exames podem ocorrer a cada dois anos no próprio Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho. “Depende do cargo e de uma série de fatores. Mas na Guarda, os exames são feitos anualmente”, finaliza a enfermeira.

Temp Temp Temp