Temp

Barueri amplia triagem auditiva em alunos com tecnologia e agilidade

- 16 de julho de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp

Resumo: 

  • A cidade iniciou uma nova edição da campanha Caminhos do Som, com triagem auditiva para alunos do 1º ano da rede municipal.  

  • A ação utiliza tecnologia com QR Code para agilizar o processo, permitindo identificar precocemente alterações auditivas.  

  • Mais de 1.600 crianças foram encaminhadas para testes de audiometria e, se necessário, tratamento especializado. 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde, deu início a mais uma edição da campanha Caminhos do Som. Voltada à identificação precoce e à prevenção de alterações auditivas, tem como foco crianças do 1º ano do ensino fundamental. 

A campanha se modernizou com o uso de tecnologia para tornar o processo mais ágil e eficiente. Em maio, um questionário on-line foi aplicado a pais e professores, resultando em 8.196 questionários respondidos. A grande inovação foi o uso de um sistema com QR Code, fornecido pela Secretaria de Educação, que automatiza a análise das respostas, identifica os estudantes com risco auditivo e já os direciona para a próxima etapa da triagem. 

“Tivemos um avanço tecnológico importante. O sistema faz o score automaticamente com base no questionário do pai e do professor, agilizando as convocações. Antes, os profissionais tinham que ler um por um. Isso trouxe muito mais dinamicidade ao processo”, destacou Solange Lança, coordenadora do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD. 

O questionário traz perguntas simples e objetivas. Entre elas estão: “Você acha que seu filho tem dificuldade para escutar o som da televisão com volume normal?”, “Seu filho fala palavras de forma diferente das outras crianças da mesma idade?”, “Ele reclama de barulho dentro do ouvido?” etc. 

A partir da análise das respostas, 1.652 alunos de 60 escolas da rede municipal foram indicados para a triagem auditiva. Os testes de audiometria começaram neste mês de julho. As crianças que apresentarem alterações serão encaminhadas para atendimento com otorrinolaringologista, que poderá indicar tratamentos, realizar intervenções médicas ou prescrever o uso de AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual), quando necessário. Além disso, casos que indicarem infecções no ouvido poderão ser tratados de forma preventiva, evitando o agravamento para uma deficiência auditiva permanente. 

Temp Temp