Guardiãs Maria da Penha realizam ações de combate à violência doméstica

- 16 de março de 2020

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas em todo o mundo, a comemoração não se limita apenas ao dia e se estende durante o mês inteiro com inúmeras programações, atividades, palestras e homenagens prestadas com mensagens de empoderamento e, principalmente, de luta contra a violência doméstica.

De alguns anos para cá, muito se tem falado sobre o assunto que, por vezes, se tornou um tabu dentro dos lares. Infelizmente, mesmo com todo o discurso, casos de feminicídio ainda acontecem no país.

De acordo com o Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal. Já a cada 22 segundos, uma mulher se torna vítima de espancamento. Na maioria dos casos, a violência é praticada pelo parceiro, dentro da própria casa.

Ameaças, insultos e perseguições também são considerados formas de agressão e, sejam verbais ou físicas, devem ser interrompidas para que o bem-estar e a segurança da mulher sejam preservados.

Barueri tem trabalhado ativamente na luta contra o feminicídio e a violência doméstica. Desde o início do mês as Secretarias da Mulher, de Saúde e de Segurança promoveram uma série de ações voltadas ao tema.

A cidade também oferece uma base da Guarda Municipal direcionada exclusivamente à proteção das vítimas de violência doméstica, a Guardiã Maria da Penha, que tem o objetivo de proteger, acompanhar e cuidar para que as medidas protetivas sejam cumpridas, e a integridade da mulher, preservada.

Na tarde da sexta-feira (13), os guardas municipais que integram o efetivo da Guardiã Maria da Penha realizaram uma ação de prevenção na praça Oiapoque durante a Feira de Arte, Artesanato e Decoração de Alphaville, que recebe muitos visitantes.

Durante a ação, os transeuntes foram abordados pelos guardas que orientaram sobre o assunto. “Temos que falar sobre isso. Precisamos mostrar que em Barueri as mulheres têm um local para abrigo, apoio e, principalmente, que os casos de violência devem ser denunciados”, explicou Magali Vieira, subinspetora da GCMB.

Quem sofre qualquer tipo de violência doméstica deve realmente denunciar. A Base Guardiã Maria da Penha funciona 24h na Aldeia de Barueri e o telefone de contato é o 4194-7562.

Temp Temp Temp Temp Temp