Serviço de emissão de RG no Ganha Tempo é um dos mais procurados

- 16 de março de 2022

Um dos serviços mais procurados no Ganha Tempo, da Prefeitura de Barueri, é o de emissão de RG, ou Carteira de Identidade. Para requisitar o documento pela primeira vez ou solicitar a segunda via é necessário fazer o agendamento on-line do serviço.

Para obter o RG é preciso levar alguns documentos, cuja relação consta no site do Ganha Tempo (veja abaixo). Existe ainda uma taxa a ser paga para a execução do serviço, que é estipulada pelo Governo do Estado de São Paulo, órgão responsável pela emissão do documento.

Após a solicitação, a pessoa que requisitou a 1ª ou 2ª via do RG recebe um protocolo para a retirada do documento. O prazo é de 15 a 30 dias úteis para que o documento esteja pronto. É possível consultar a disponibilidade de retirada.

Por se tratar de um documento emitido pelo Governo de São Paulo, a obtenção do RG pode ser feita também nos Poupa Tempo, com unidades presentes na capital e em outras cidades da Grande São Paulo.

Pelo Ganha Tempo também é possível requisitar serviços municipais como os da Secretaria de Obras, Finanças, Serviços Municipais, Administração, Vigilância Sanitária etc., além de serviços da Casa do Trabalhador, que inclui Procon, Sebrae, entre outros.

Cerca de 1.900 serviços são realizados por dia no Ganha Tempo.

2ª via
Imara de Souza Ribeiro, de 38 anos, moradora do Parque Imperial, foi ao Ganha Tempo para tirar a 2ª via do RG a fim de acrescentar o sobrenome de casada (Rocha) e para posteriormente tirar seu passaporte. Ela elogiou o serviço e se mostrou animada com a viagem aos EUA que está programando para o meio do ano. “Assim que tirar o passaporte, vou requisitar o visto de entrada no consulado”, revelou

Relação de documentos para 1ª via do RG (maiores de 18 anos)

• Certidão de nascimento original atualizada;
  • Certidão de casamento original atualizada (em caso de divórcio, com averbação impressa na certidão);
  • Caso o requisitante seja de outro estado, trazer o RG do estado, ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, CPF, Reservista.

(Menores de 18 anos)

• Certidão de Nascimento atualizada (também trazer se tiver RG de outro estado);
  • CPF.

Relação de documentos para 2ª via (maior e menor de 18 anos)

• RG anterior;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (atualizada em caso de mudança de nome,  estado civil, reconhecimento de paternidade, adoção etc.);
  • Inserção opcional de outros documentos no RG: CPF, SUS, PIS, Reservista, Tipo sanguíneo, ID Profissional, Título de Eleitor, CNH, CID (Classificação Internacional de Doenças);

Isenção de Taxa

• Por desemprego (registro com baixa de no mínimo três meses a cinco anos) na Carteira Profissional;
  • Por idade (mulheres a partir dos 60 anos e homens, a partir dos 65 anos)
  • Atestado de Pobreza (declaração assinada no ato do atendimento, sob avaliação policial, determinado pelo art. 2º da Lei 7.115).
Temp Temp