Temp

GCM realiza Programa de Ações Preventivas nas escolas da rede municipal de Barueri

- 16 de abril de 2024

A segurança escolar é uma atividade essencial para manter um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor para as crianças da cidade. Desempenhada por agentes de segurança, em Barueri é desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social da Prefeitura (SSUDS). São os agentes da Guarda que cuidam da área interna e externa das escolas, protegendo do perigo estudantes, funcionários, professores e a comunidade do entorno. 

Periodicamente a GCM realiza um trabalho de conscientização com os alunos dentro das salas de aula: é o Programa de Ações Preventivas (PAP). O agente aborda a classe falando sobre temas pertinentes, como uso indevido de álcool e outras drogas, prática do bullying, entre outras questões, e distribui panfletos informativos com conteúdo claro e explicativo sobre o que são psicotrópicos, qual a ação das drogas no cérebro humano, endereços úteis etc.  

Muitas vezes, dois personagens vestidos de guardas entram em cena juntamente com o agente para tornar mais lúdica a ação. São os ‘mascotes da Guarda de Barueri’, que ainda não têm nomes e que aguardam por uma futura campanha, ainda em desenvolvimento, para que os munícipes auxiliem na escolha. 

A equipe designada para esse trabalho é composta por 13 agentes e duas viaturas, que ficam à disposição da comunidade escolar das 6h às 15h e das 15h à meia-noite. O procedimento, além das atividades educacionais com palestras e workshops, inclui patrulhamento regular da área que engloba o entorno das escolas, monitoramento de entradas e saídas e a realização de inspeções de segurança.  

De acordo com Magali Figueiredo Vieira Rodrigues Pereira, subinspetora da GCM e coordenadora do Segmento de Segurança Escolar, as viaturas e a equipe conseguem cobrir todas as escolas do município ao longo da semana, reforçando ainda mais a sensação de segurança de todos os envolvidos.  

Marcus Aparecido Guedes Ramos, comandante da GCM, diz que “os guardas municipais do Programa de Ações Preventivas (PAP) da GCM distribuem conhecimento durante as palestras e rodas de conversa aos nossos jovens da rede municipal de ensino, para que eles sejam capazes de criar resistência, evitando assim o consumo de drogas lícitas e ilícitas. É a informação qualificada agindo como forma de vacina em nosso esforço contínuo de prevenção à violência”. 

Temp Temp Temp