Conselho lembra Dia 18 de maio

- 16 de maio de 2017

Um dia inteiro dedicado a combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. É isto que o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente planeja em parceria com a secretaria de Promoção Social. Uma extensa programação incluindo caminhada, apresentações, exposições e orientação marcará a quinta-feira.

Logo pela manhã, mais de 500 crianças e adolescentes que participam de atividades nas ongs de toda cidade sairão em caminhada rumo ao bulevar central.

Segundo Mariana de Oliveira Leite, presidente do CMDCA, a ideia é “chamar a atenção para a importância de se denunciar situação ou suspeita de abuso e exploração sexual contra nossas crianças e adolescentes”.

18 DE MAIO
Diariamente, meninas e meninos são abusados ou explorados sexualmente. Há vários canais de denúncia, mas os números não expressam a realidade, já que muitos casos não são comunicados. Em 18 de maio, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi criada em 1.973, quando um crime bárbaro chocou o Brasil.

Se você quer ajudar a mudar esse cenário, faça sua parte. Denuncie casos de abuso e violência através do disque 100. Participe através das redes sociais.

Você também pode comunicar um caso através do Conselho Tutelar de sua cidade. Barueri conta com dois: o Conselho 1 fica na rua Diógenes Ribeiro de Lima, 302; o Conselho 2 fica na rua Elvira Lefevre Salles Nemer, 178. Anote os telefones: 4198.5994 e 4198.5344.

SEMINÁRIO

Dando continuidade a programação, no dia 19, será promovido o Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontece no CAP, das 8 às 12h. Na pauta, várias apresentações abordando aspectos diferentes da questão.

Entre os convidados estão a Dra. Gisele Gobetti, do Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual da Faculdade de Medicina da USP; Dr. Luis Roberto Jordão Wakim, da 7ª Promotoria de Justiça de Barueri; Yula Aparecida Moreira da diretoria do CREAS de Barueri e a presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, Mariana de Oliveira Leite. A entrada é franca e não é preciso convite para entrar.

8:30h – Concentração da caminhada – altura n° 1409, da av. 26 de Março

9h – Caminhada

10h – Abertura no Bulevar – presença de autoridades e autoridades mirins

10:15h – Apresentação Capoeira – Futuro Melhor

10:30h – Aula de zumba – SDPD

10:45 – Apresentação percussão – Promoart

13h – Hip Hop- SAF

13:30h – Hip Hop – IEPPC

13:30 às 16h – Oficina do símbolo da Campanha – PROJAB / Oficina de grafite em tela – SAF

10 às 16h – Exposição – Sec. Educação e CEPAC / Orientação e divulgação – CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.