Palestra da Semana Nacional de Museus em Barueri retrata o futuro

- 16 de maio de 2017

A abertura da 15º Semana Nacional de Museus, realizada em Barueri na terça-feira, 16, recebeu o museólogo e diretor do Sisem – SP Davidson Kaseker. Ele ministrou a palestra “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível, durante o “Café com Histórias”. O evento contou com a participação do curso de Eventos da Fatec e convidados.

Segundo Kaseker, o tema História e Controversas é o grande desafio dos Museus. Barueri tem na pré-história a presença indígena na formação da cidade, e na virada do século aconteceu o crescimento urbano e, como a palestra diz, museu não é deposito de coisas velhas. A grande novidade do museu contemporânea é trazer o passado como patrimônio para projetar o futuro.

“Os objetos falam e deixam de ser mudo quando o público interage. O museu é o lugar onde se conserva a memória entre objetos materiais, envolvendo arte e o cotidiano que remete à vida das pessoas, construindo identidades e contando a sua história local para sua gente e visitante. Achei lindo o museu de Barueri, acolhedor, as peças são bem cuidadas e tem potencial para contribuir com a preservação da memória da cidade. O museu merece ser visitado pela população”, ressaltou Davidson Kaseker.

Após a palestra o museólogo pediu para cada convidado visitar o museu e parar no objeto em que mais se identifica para mostrar como acontece essa relação entre o público e o patrimônio. Muitas pessoas pararam em maquina de costura, ferro a carvão, máquina de escrever, cada um teve a lembrança da infância remetendo até a memória olfativa, quando uma aluna viu a torradeira de café. Em seguida todos assistiram a dois vídeos: um contando a história de Barueri no passado, e outro, no presente.

“Eu adorei a palestra. Fiquei sabendo de muitas curiosidades a respeito da cidade. Eu não conhecia o Museu, essa é a minha primeira vez aqui. As pessoas deveriam dar mais valor ao nosso patrimônio”, afirmou Talita Correa.

Os convidados participaram de um café da manhã servido carinhosamente pela equipe do Museu Municipal, além de acompanharem a apresentação do cantor Jorginho Albuquerque, que encantou o público com o melhor da música popular brasileira.

No Brasil havia 10 museus no século XIX; no século XX, 2.470; e atualmente, existe cerca de 3.400. Barueri faz parte dessa estatística desde 2004, quando oficialmente foi implantado na cidade o Museu, resgatando a memória da cidade, pensando no futuro.