Temp

Parque da Juventude: mais do que um espaço verde, um novo conceito de lazer

- 16 de julho de 2021

Uma cidade com vastidão em áreas verdes e opções de lazer é uma cidade mais viva e feliz. Barueri preenche esse requisito e isso vai se consolidar ainda mais quando o novo Parque da Juventude estiver pronto.

Mais do que uma nova opção de espaço verde na região do Chácaras Marco para relaxar e aproveitar com a família, o Parque da Juventude é fruto de um projeto inovador, cujo conceito irá revolucionar tudo o que se conhece em termos de lazer. Assinada pelo arquiteto Benedito Abbud, a obra representa o maior espaço de lazer e de esportes de toda a região oeste da Grande São Paulo.

Os moradores do entorno já estão comemorando. Edson Segantine, conhecido no bairro como Cabelo, é morador e comerciante da Rua Tilápia há quase 40 anos. Ele confessa estar muito satisfeito com a novidade sobre o parque. "A notícia da construção desta nova opção de lazer está sendo recebida com muita alegria por todos nós aqui do bairro. Sem dúvida será maravilhoso ver nossas crianças e adolescentes tendo um local tão bonito para a prática de esportes e lazer. Fora a valorização do bairro, que ficará muito mais bonito", comemora.

Os 170 mil metros quadrados de área abrigarão bem mais do que as tradicionais pistas de caminhada e de ciclismo, mas também de skate. Outras novidades serão as praças de crossfit, streetball e a tão esperada praça molhada, com elementos que esguicham água e certamente farão a alegria da criançada nos dias ensolarados. Para compor esse clima tropical não poderá faltar uma praia de areia e, claro, um grande e bem equipado playground.

Os apaixonados por esportes terão até dificuldade de escolher, já que o local terá campo de futebol, quadra de tênis, três quadras poliesportivas e duas quadras de vôlei de areia.

A infraestrutura inclui ainda, além das áreas administrativas, sanitários e guaritas, espaços com pórtico, palco para shows, cobertura multiuso, sala verde, docas, lanchonete e área para food trucks.

Preservação e sustentabilidade
Localizado entre as avenidas Marco e Antônio Furlan, a Rua Tilápia e a Estrada dos Romeiros, o Parque da Juventude trará muita valorização a toda região. A arquitetura e o paisagismo locais têm muito a ganhar com o empreendimento público, principalmente porque segue todos os princípios de sustentabilidade e presa pela preservação do meio ambiente, afinal, está próximo ao leito do rio Tietê.

“É um presente de 170 mil metros para a população, em uma área que vai ficar totalmente urbanizada. Com o parque nós vamos preservar a vegetação que já existe aqui, como as árvores nativas que já existem aqui”, destaca o secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri.

Para complementar, o Parque Linear, outra grande obra verde que está sendo construída pela Prefeitura, terá integração com o Parque da Juventude, conforme frisa Piteri: “e ainda vamos integrar com o Parque Linear, que vai fazer uma ligação direta aqui no Parque da Juventude, que vem lá da Aldeia de Barueri. É um projeto grande”.

As obras do novo parque tiveram início no dia 19 de maio. O prazo total para execução dos serviços é estimado em 730 dias.

Temp Temp