Temp

Ação Extramuros de julho realizou mais de 100 testes rápidos

- 16 de agosto de 2018

Ao todo foram realizados 103 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C durante a ação Extramuros, empreendida no dia 17 de julho durante a Feira Noturna de Barueri pela equipe do Programa IST/Aids/HV e da Saúde Mental, ambos da Secretaria de Saúde do município. A iniciativa está ligada à campanha estadual “Fique Sabendo”.

O número é comemorado pelos profissionais da área porque a cada ação mais pessoas perdem o medo de realizar o teste e, assim, passam a cuidar melhor da saúde. Além disso, aumenta o alcance das orientações sobre prevenção.

De acordo com Reinildo de Souza, coordenador do Programa IST/Aids/HV, a ação visa evitar agravos à saúde das pessoas possivelmente contaminadas pelos vírus HIV, sífilis e hepatite C e que ainda não sabem de seu diagnóstico. “O resultado foi possível pelos seguintes aspectos: fortalecimento da coesão em equipe de saúde, possibilidade de somar esforços com outras diretorias, como a Saúde Mental, e o fato de abordarmos as pessoas in loco para, além do teste, falarmos em prevenção”, frisa.

Foram 61 testes rápidos para detectar HIV e sífilis e 42 para detectar hepatite C. Nenhum teste deu positivo para HIV e hepatite C no dia da intervenção, mas cerca de 10% acusou sífilis. Todos os pacientes receberam os encaminhamentos necessários para elucidação diagnóstica e tratamento, já que sífilis tem cura.

Além dos testes rápidos, a ação também respondeu a dúvidas das pessoas, deu orientações e distribuiu preservativos. Só nessa ocasião foram doados cerca de 500 preservativos, deixados à vontade para quem quisesse pegar.

Das dúvidas mais recorrentes levadas pela população figuraram a sífilis e suas formas de contágio, bem como métodos de prevenção contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Temp