Parceria de Barueri com McDonald’s na coleta seletiva já apresenta bons resultados

- 16 de setembro de 2019

Buscando fortalecer e incrementar o Programa Municipal de Coleta Seletiva, Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), vem buscando firmar parcerias estratégicas. Foi neste sentido que, em abril de 2018, um Protocolo de Intenções foi firmado entre Barueri, a Cooperyara e a Arcos Dourados (franquia da rede McDonald’s), buscando a cooperação entre as partes para o fortalecimento das ações.

A Sema participa de capacitações de servidores e fornecedores da Arcos Dourados para apresentar o trabalho municipal na coleta seletiva. Cerca de 500 pessoas já receberam as orientações, num total de 13 turmas.

A Universidade do Hambúrguer passou a destinar seus materiais recicláveis à Cooperyara em março deste ano. A coleta acontece duas vezes por semana, gerando a quantidade de 250 kg de material por dia. Outras lanchonetes da rede, como a do Centro, também já estão disponibilizando seus recicláveis à cooperativa barueriense.

Outros eventos foram promovidos pela parceria para fortalecer a iniciativa. Em março, cerca de 150 pessoas passaram pela oficina de plantio de alfaces e receberam material informativo da Sema.

De acordo com a bióloga da Sema, Yara Garbelotto, esta união dos três ramos torna o trabalho mais sólido e bem-sucedido. “A parceria é muito importante, pois reúne três setores da sociedade e exige um trabalho conjunto e bem afinado.”

Para Leonardo Lima, diretor de sustentabilidade da Arcos Dourados, a educação dos geradores de resíduos para o correto descarte e processos que permitam sua reciclagem e compostagem são fundamentais. “Temos o compromisso global de até 2025 enviar todos nossos resíduos dos restaurantes para a reciclagem ou compostagem”, frisou.