Horta da Gente: verde na colheita e na esperança de um recomeço

- 16 de setembro de 2022

Você já conhece o “Horta da Gente”? Trata-se de um projeto transformador, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), que completou um ano e tem levado alimento orgânico às mesas de centenas de famílias e ainda ajuda a resgatar a dignidade dos bolsistas do Programa Renascer.

O “Horta da Gente” já atendeu, desde o início do projeto, 765 famílias em situação de vulnerabilidade social que são cadastradas pela Sads. Elas recebem cestas recheadas com variadas hortaliças e legumes que são cultivados sem o uso de agrotóxicos, garantindo a qualidade dos vegetais.

E que bela horta! Lá são cultivados hortaliças e legumes como abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, rabanete, alface, ervas, alface mimosa, alface americana, rúcula, coentro, salsa, cebolinha, manjericão, couve, rúcula, dentre outros vegetais orgânicos.

Sustentável de ponta a ponta
Para terem direito ao benefício, as famílias que recebem as chamadas cestas verdes são orientadas a separarem o lixo seco (garrafas pet, papelão, latas e outros) do orgânico (resto de alimentos, papéis higiênicos etc.). Esses materiais recicláveis são retirados pela equipe de coleta e em troca as famílias ganham a cesta de hortaliças.

Os reciclados são levados para a coleta seletiva (Cooperyara), local onde mais de 60 famílias garantem seu sustento com a venda desses materiais para empresas especializadas, fechando assim um ciclo de sustentabilidade.

Cultivo hidropônico
Em fase de implantação, a Horta receberá o sistema de hidroponia, que consiste na produção de hortaliças sem que haja contato com o solo, no qual as raízes ficam submersas em uma solução nutritiva que contém água e outros elementos que garantem o crescimento da planta. Isso ampliará a produção do “Horta da Gente”, podendo triplicar o número de famílias atendidas.

Vida nova
O projeto Horta da Gente também proporciona trabalho, por meio de uma bolsa-auxílio para pessoas que antes viviam em situação de rua e agora têm a chance de recomeçar uma nova jornada através do programa Renascer.

“Consegui sair de uma situação e pude conhecer uma nova oportunidade. Tenho muito prazer em ver essa horta crescer e fazer parte disso, é muito gratificante trabalhar nessa horta bonita”, disse Nicholas Nunes, 23 anos, que está na Horta da Gente desde a sua implantação. Antes ele morava no albergue junto com sua mãe, que também é beneficiada pelo programa Renascer, e através do bolsa-auxílio conseguiram alugar uma casa e recomeçar a vida.

“A razão do projeto é resgatar dignidade e distribuir amor. No projeto, eles recebem uma atenção e um valor, que há muito tempo eles não recebiam quando estavam na rua e em muitos casos não recebiam dos seus familiares. Esse mesmo amor que eles recebem no projeto acaba sendo depositado no trabalho que é feito na horta”, afirma Valéria Fuggi, coordenadora do Programa Renascer.

Renascer
Nesse primeiro ano, o Horta da Gente já recebeu quase 100 bolsistas do Renascer, programa que atende pessoas que viveram em situação de rua e foram abrigadas na Cáritas - Casa São Francisco de Assis. No Renascer, integrantes recebem uma bolsa-auxílio e trabalham em diversas Secretarias da Prefeitura de Barueri, como Sads, Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Serviços Municipais (SSM), Secretaria da Mulher e outras.

Os integrantes também fazem cursos de capacitação profissional, como de jardinagem, petshop e culinária, assim como passeios culturais e visitas aos setores da Prefeitura de Barueri para saber mais sobre os serviços oferecidos no município. Todas essas ações têm o propósito de resgatar a cidadania e o sentido de viver dos participantes.

Temp Temp Temp