Temp

Doação de cabelos em Barueri marca ações do Outubro Rosa

- 16 de outubro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • O Ganha Tempo de Barueri realiza, no dia 20 de outubro, ação de corte e doação de cabelos para o Outubro Rosa, com apoio da cabeleireira voluntária Cidinha.
  • As doações são destinadas à ONG Fio da Alegria, que confecciona perucas para pacientes com câncer de mama. 
  • A campanha segue durante todo o ano na Secretaria da Mulher de Barueri. 

Como parte das atividades do Outubro Rosa, o Ganha Tempo de Barueri (Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro) recebe, na próxima segunda-feira, 20 de outubro, uma ação de corte e doação de cabelo, que acontecerá das 10h às 14h. A cabeleireira voluntária Maria Aparecida Rodrigues, conhecida carinhosamente como Cidinha, é uma das protagonistas dessa iniciativa.  

Integrante do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri, Cidinha será responsável pelos cortes e pela finalização dos cabelos doados. Todo o material arrecadado será encaminhado à ONG Fio da Alegria, que confecciona perucas destinadas às pacientes com câncer de mama atendidas pela Secretaria da Mulher de Barueri.  

Cidinha, de 59 anos, descobriu o câncer de mama em 2022. Hoje, transformou sua vivência em uma forma de acolher outras mulheres. “Quando recebi o diagnóstico, pensei que era uma sentença de morte. Descobri em dezembro e imaginei que seria o último Natal com a minha família”, conta.  

O diagnóstico precoce permitiu que o tratamento fosse feito rapidamente, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia, e ela não perdeu o cabelo. Ainda assim, traz uma lembrança. “Minha mãe teve câncer de mama e perdeu o cabelo. Foi quando eu cortei o meu para fazer uma peruca e dei para ela.”  

Dona de um salão, Cidinha segue multiplicando gestos de solidariedade: “Eu sempre corto o cabelo das minhas clientes, embalo e trago pra cá. Já devo ter uns dois quilos de cabelo guardados para doar.”  

Saiba mais 

Apoio e solidariedade 
Além da mobilização do Outubro Rosa, a Secretaria da Mulher reforça que as doações de cabelo podem ser feitas durante todo o ano, mantendo viva essa rede de cuidado e apoio entre as mulheres.  

Essas perucas são entregues gratuitamente a mulheres em tratamento contra o câncer, ajudando a resgatar não apenas a autoestima, mas também a confiança e a alegria em meio ao processo de cura.  

Saiba como doar  
Podem ser doados cabelos naturais, com ou sem química, lisos, cacheados ou crespos, desde que estejam limpos, secos e presos em tranças ou rabos de cavalo. O comprimento mínimo ideal para doação é de 20 centímetros. Esse cuidado é importante para garantir que o cabelo possa ser utilizado na confecção das perucas.  

As doações podem ser feitas na Secretaria da Mulher de Barueri (Avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, Jardim Tupanci) durante todo o ano, ampliando as possibilidades de ajuda e solidariedade.  

Outras ações  
A Policlínica Cruz Preta está arrecadando cabelos ao longo do mês para o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. A unidade fica na Rua Clóvis Eduardo Silotto, 56, Vila São Silvestre, Engenho Novo.  

Em parceria com o Ateliê Milane, na Campanha Solidária Doe Afeto, os doadores podem cortar o cabelo gratuitamente no ateliê, que fica na Rua Adelino Cardana, 293, sala 603, Bethaville. Os cabelos arrecadados serão encaminhados à Secretaria da Mulher de Barueri, que apoia mulheres em tratamento, oferecendo esperança e autoestima. Contato do ateliê: (11) 99415-3501. 

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) também se engajou na campanha no dia 15 de outubro, mobilizando servidores e usuários para participarem da ação. Ao todo, foram arrecadadas aproximadamente 37 mechas de cabelo. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp