Instituto de Previdência de Barueri está entre os 10 mais bem avaliados do país

- 16 de novembro de 2020

A cidade de Barueri ganhou destaque no dia 6 de outubro, quando foi publicada a nova edição do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) pela Secretaria de Previdência (SPrev) do Ministério da Economia. Na edição anual, o Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri) está entre as 10 entidades previdenciárias em atividade que receberam nota A; dessas, cinco são cidades paulistas.

Ao todo foram analisadas 2.138 entidades com Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O indicador avalia seis quesitos divididos em três eixos: Gestão e Transparência, Finanças e Liquidez e Atuarial. Foram atribuídas notas de A a D. Este ano apenas dez dos RPPSs de estados e municípios receberam nota A, um declínio em comparação às 12 do ano passado.

Em Barueri, este ano o Ipresb foi classificado com a nota máxima em todos os quesitos. O resultado aponta uma evolução desde o levantamento de 2019, quando a cidade obteve nota B, embora tenha alcançado a nota A em todos os quesitos, exceto em Gestão e Transparência, com B.

Segurança para os servidores de Barueri
Outro indicador que garante aos servidores efetivos de Barueri uma sensação ainda maior de segurança foi apontado no último Demonstrativo de Aplicações e Investimentos dos Recursos (DAIR), baseado em agosto de 2020.

De acordo com o documento, Barueri é o segundo município do Brasil - excetuando Estados e capitais - com o maior montante para garantir a aposentadoria de seus servidores, somando mais de 2,2 bilhões em caixa. Dentre os municípios avaliados, Barueri ficou atrás apenas de Macaé, no Rio de Janeiro, destacando-se em todo o Estado de São Paulo.

A posição é comemorada por todo o colegiado do Ipresb e pela Prefeitura de Barueri, já que no levantamento anterior a cidade ocupava o quarto lugar na lista, avançando duas posições agora.

Para o prefeito Rubens Furlan, esses números são muito importantes, pois mostram ao funcionalismo municipal que a criação de seu próprio regime de previdência, realizado há 13 anos, foi uma sábia decisão, além de comprovar que seus recursos estão sendo empregados com muita responsabilidade e sabedoria.

De acordo com o presidente do Ipresb, Tatuo Okamoto, não é de hoje que o Instituto está com seus recursos em uma situação bastante confortável. Mesmo com a perda ocasionada pela pandemia este ano, o município conseguiu evoluir de posição no ranking. “Não fazemos rolos, escolhemos direitinho onde aplicar”, diz Okamoto.

O presidente atribui tais resultados a uma atuação conjunta do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Comitê de Investimento e da Diretoria Executiva do Ipresb, todos compostos por funcionários efetivos do município que deliberam sobre a escolha das aplicações a serem feitas com esses recursos.