Temp

Cerimônia festiva e emocionante marca a formatura dos Agentes Multiplicadores 2022

- 16 de novembro de 2022

Uma bonita cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (dia 16) no Centro de Eventos de Barueri marcou a formatura dos alunos do 6º ao 9º ano que participaram do Programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil (Agentes Mirins).

O programa, realizado pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), por intermédio do Departamento de Defesa Civil em parceria com a Secretaria da Educação, tem como objetivo formar agentes multiplicadores promovendo a inserção de conteúdos sobre defesa civil e demais órgãos emergenciais, alertas de importância para o aumento da percepção de riscos com informações e cuidados que devem ser tomados na prevenção de desastres.

Ao longo de seis meses, cerca  de 160 estudantes das Emefs Amador Aguiar (Parque Imperial), Aristides da Costa (Jardim Belval), Adherbal Farbo (Engenho Novo), Jorge Augusto (Engenho Novo) e Maria Meduneckas (Jardim Silveira) receberam formações  sobre temas como redução de riscos e desastres, primeiros socorros, ética e cidadania, problemas relacionados ao lixo, saúde e cidadania, captura e recolhimento de animais, perigos do cerol e balões, educação no trânsito, drogas e segurança na escola, bullying, entre outros temas importantes.

Além das formações realizadas pela Defesa Civil, os estudantes também puderam contar com palestras e atividades ministradas por especialistas do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Secretaria da Família, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar.

De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, o coronel Roberto Lago, o programa tem sido um sucesso graças à eficiência de todos os profissionais da Defesa Civil de Barueri, que tem sido comprovadamente uma das mais atuantes do Estado. “Trabalhamos para disseminar conhecimento na esperança de que os alunos participantes do programa sejam multiplicadores do conhecimento adquirido no intuito de construirmos uma sociedade mais consciente sobre a percepção de risco, desenvolvendo sua capacidade, aumentando assim a resiliência nas comunidades e reduzindo a vulnerabilidade”, disse Lago.

Representando a Secretaria de Educação, Maurylaine Almeida, a Mel, fez questão de falar da alegria da retomada dos eventos presenciais após a pandemia. “Receber um projeto desta importância em nossas escolas após o período de restrições por conta da pandemia nos enche de alegria. Diariamente podemos presenciar depoimentos demonstrando o grande aprendizado que o programa tem sido em nossas escolas. Parabéns a todos os formandos”, expressou.

Para demonstrar na prática sobre a importância da iniciativa, Maria Luiza Oliveira, diretora da maternal Elaine Castanon, fez questão de dar um depoimento dando conta de um salvamento em caso de engasgo realizado após as instruções realizadas dias antes pela Defesa Civil na escola. “As orientações passadas pela Defesa Civil foram muito úteis no momento em que precisamos realizar a manobra em um caso de engasgo de uma colega de trabalho. Seremos eternamente gratas por esta formação”, contou.

O evento de formatura foi emocionante e contou com autoridades civis, militares, alunos e seus familiares.

Alunos da Educação Infantil apresentaram uma coreografia explicando sobre as principais manobras de primeiros socorros ensinadas ao longo do Programa. Os estudantes formandos também realizaram os tradicionais gritos de guerra, além de darem depoimentos sobre todo o conteúdo vivido ao longo das formações. Aconteceram homenagens aos profissionais envolvidos, além da entrega de certificações aos formandos.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp