Temp

“Pequenos Autores” movimenta docentes, pais e alunos na EMEF Elvira Lefevre

- 16 de dezembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • A EMEF Professora Elvira Lefevre Salles Nemer realizou o lançamento de cinco livros do projeto “Pequenos Autores”, reunindo alunos, familiares e educadores no Jardim Belval.  
  • A iniciativa valorizou a leitura e a escrita dos estudantes do 4º ano, com apresentações, música e sessão de autógrafos.  
  • Em sua segunda edição, o projeto ampliou o número de participantes e contou com apoio da Secretaria de Educação de Barueri.  

A manhã deste sábado, dia 13, foi animada e emocionante para todos os que compareceram à EMEF Professora Elvira Lefevre Salles Nemer, no Jardim Belval. O local sediou a solenidade de lançamento dos cinco livros do projeto “Pequenos Autores – da Sala de Aula para o Mundo”, coletâneas com textos produzidos ao longo do ano pelos alunos dos quartos anos.  

Tatiana Iglesias, professora do 4º ano B e idealizadora do projeto, foi a oradora do evento. A mesa foi composta pelas professoras Cristiane Aguiar (4º ano A), Vânia Cristina da Silva (4º ano C), Lílian Moreira (4º ano D), Carolina Chikazawa (4º ano E) e pela coordenadora Rafaela Cristina de Rezende Pinto.  

Ao fazer uso da palavra, o diretor Geovani Barreto, conhecido como professor Jéba, enalteceu a importância dos estudos e convidou não apenas os docentes, mas todos os servidores da escola — merendeiras, auxiliares de limpeza, guardas do patrimônio, entre outros — a subirem ao palco. Em seguida, afirmou categoricamente: “Aqui nesta escola, todos nós somos educadores”. A declaração foi prontamente aplaudida.  

Jéba aproveitou a ocasião para tratar de alguns assuntos administrativos, como o período de reconsideração de notas, que se inicia nesta semana; as rematrículas para o próximo ano letivo; e o projeto “Escola Viva”, no qual duas empresas parceiras oferecerão cortesias a dois alunos de cada turma: uma limpeza odontológica na Sorrident’s e um curso de férias de sete dias na CNA (escola de inglês).  

Saiba mais 
Música no ar  

A trilha sonora do evento ficou a cargo de João Bruno, professor de música da escola. O ponto alto de sua apresentação foi a interpretação, ao teclado, da canção “Semente do Amanhã” (“Nunca Pare de Sonhar”). O clássico de Gonzaguinha, composto há mais de 40 anos, traz um refrão sugestivo — “Fé na vida, fé no homem (...)” — e caiu como uma luva para a ocasião.  

A dinâmica  
Nos dois primeiros bimestres do ano, os alunos foram introduzidos à leitura e à interpretação de textos. “Elaboramos um gráfico para acompanhar as principais dificuldades e começamos a trabalhar para aprimorá-las. No terceiro bimestre, iniciou-se a elaboração das redações, já com uma bagagem textual escolhida pelos próprios alunos”, explica Tatiana. “Acreditamos no poder das palavras. Que essas coletâneas sejam apenas o início de muitas histórias”, complementa.  

Manhã de autógrafos  
Uma das quadras esportivas da escola mostrou-se pequena para abrigar os escritores mirins recém-diplomados, que começaram trocando autógrafos entre si. Em seguida, familiares orgulhosos se aproximaram para abraçá-los e fotografá-los. Enzo Silva Pereira e João Alexandre Rocha de Andrade, que discursaram representando os colegas de classe, estavam entre os mais cortejados.  

Opiniões  
Bruno Marques e Marcela Damas, pais do pequeno Davi, de 10 anos, destacaram a importância da iniciativa: “Mudamos de Minas Gerais para o Jardim Belval há três anos. Achamos esse projeto incrível, maravilhoso. Vai marcar a nossa vida e a dele para sempre”, afirmaram.  

Já Paloma Cavalcante e Daniel Ferraz, moradores do Jardim Belval e pais de Pedro, ressaltaram o caráter incentivador da proposta: “Esse projeto é interessante e estimulante. Acreditamos que a leitura e a escrita vão contribuir para que ele seja autor da própria história”. O casal também tem um filho com TEA, matriculado na rede municipal de ensino de Barueri.  

As obras (Títulos escolhidos pelos próprios alunos) 

  • “Janelas da Sala” (4º A)  
  • “As Histórias de uma Turma Fascinante” (4º B)  
  • “Cartas e Surpresas entre Colegas Desconhecidos” (4º C) 
  • “Nosso Álbum de Emoções” (4º D)  
  • “Histórias que Brilham” (4º E)  

O projeto  
O “Pequenos Autores” está em sua segunda edição. No ano anterior, apenas uma turma participou, com 27 autores. A tiragem de 60 exemplares do livro “Contos, Poesias e Histórias de uma Turma Especial”, ao custo de R$ 2.360,00, foi financiada pela própria professora Tatiana. Em 2025, o número de participantes subiu para 130 alunos.  

Desta vez, os custos de impressão dos folders e de uma tiragem de 250 exemplares ficaram a cargo da Secretaria de Educação de Barueri. A expectativa é de que o projeto alcance ainda mais adesões na próxima edição. 

Da redação 
Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp