Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra o ano com Baile Inclusivo
- 16 de dezembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri promoveu o Baile Inclusivo no Parque da Maturidade, reunindo pessoas com deficiência, familiares e profissionais em um momento de celebração e convivência.
- O evento reforçou o direito ao lazer, à cultura e à inclusão, com acessibilidade garantida, intérpretes de Libras e apresentações especiais.
- Com música, dança e depoimentos emocionantes, o baile simbolizou pertencimento, alegria e a luta por uma sociedade mais inclusiva.
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), realizou mais uma edição do Baile Inclusivo no sábado à noite, dia 13, no Parque da Maturidade José Dias. O evento reuniu pessoas com deficiência, familiares e profissionais em um momento de celebração, convivência e acesso ao lazer.
Pelo direito de festejar
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como compromisso garantir o acesso ao lazer, à cultura e ao entretenimento por meio de celebrações, passeios e diversas atividades ao longo do ano. Trata-se de um direito fundamental das pessoas com deficiência.
Mais do que uma festa, o Baile Inclusivo simboliza a luta pela inclusão social, pela acessibilidade e pela superação das barreiras que ainda impedem a participação plena dessas pessoas na sociedade.
Saiba mais
Um dos destaques da noite foi a apresentação do Coral Expressions, formado por mães e cuidadoras de pessoas com deficiência. O grupo emocionou o público ao interpretar canções natalinas, levando ao baile uma mensagem de afeto, acolhimento e esperança.
Acessibilidade em todos os detalhes
O evento contou com o suporte dos profissionais técnicos da SDPD, incluindo intérpretes de Libras, que garantiram a participação ativa da comunidade surda, assegurando acesso às conversas, interações e dinâmicas durante toda a festa.
Música, alegria e pertencimento
Promovido para celebrar a inclusão, o Baile Inclusivo contou com DJ, banda ao vivo, escola de samba e muita animação.
Para Arterxerxes Teixeira de Souza, pessoa com deficiência física, o evento foi especial. “O baile é uma uva! É um evento pra gente. A gente fica praticamente só em casa e, quando tem um evento assim, tem que aproveitar. A festa está maravilhosa.”
Ana Paula Oliveira Sá, que possui deficiência intelectual, também compartilhou sua alegria. “Eu tô amando o baile, tô achando ótimo e tô me divertindo bastante. Tô gostando de todas as músicas e a comida tá ótima.”
Da redação
Crédito das fotos: Divulgação/Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri
