Modernização traz mais agilidade e segurança nas atividades da Jucesp

- 17 de janeiro de 2023

Com a pandemia da Covid-19, muitos órgãos e equipamentos públicos precisaram se modernizar para garantir o atendimento à população durante o período de confinamento imposto pela quarentena. Modernização que, mesmo passada a fase mais aguda da crise sanitária, trouxe muitas vantagens aos usuários e devem ser não só mantidas como aprimoradas.

É o caso da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que investiu na informatização, com assinaturas por certificado digital, de modo a evitar o chamado protocolo presencial. A Jucesp é um órgão do governo do Estado conveniado com a Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict).

Atendimentos presenciais
“A modernização dos processos contribuiu para que os atendimentos presenciais sofressem uma diminuição, porém isso não significa que as empresas não estão se movimentando economicamente, apenas houve a alteração do meio de protocolo dos processos e atendimento em geral”, explicou Cristiane de Souza Ayres, administradora do posto de Serviços da Jucesp na cidade, que fica no Ganha Tempo.

Os números de atendimento do órgão demonstram o que diz Cristiane. No geral, entre 11 itens medidos e classificados, foram 5.898 atendimentos até dezembro de 2022.

No que diz respeito às inscrições municipais, foram 2.809 atendimentos até dezembro. Já os pedidos de alteração na constituição da empresa (mudança de endereço, sócios, atividade e razão social, por exemplo) foram 1.486 no ano. O outro item mais procurado no órgão foi o de “constituição por transformação de tipo jurídico”, com 381 procedimentos administrativos.

Serviços
Os demais serviços prestados pela Jucesp foram arquivamento de documentos (130), cancelamento/distrato/dissolução (325), cancelamento de MEI (77), constituição normal (184) e desenquadramento de MEI (196), entre outros.

Para Cristiane, apesar da pandemia e por causa das inovações virtuais, “muitos procedimentos se tornaram digitais, possibilitando a agilidade dos processos, assim como a diminuição de deslocamento, portanto, não considero que a diminuição dos atendimentos presenciais em relação aos anos anteriores seja um dado negativo”.

Para o secretário da Sict, Joaldo Macedo Rodrigues (o Magoo), "com a pandemia foi preciso estimular novos processos de atendimento, privilegiando os meios digitais. Isso deu mais agilidade, confiabilidade e mesmo comodidade ao morador, que passou a resolver seus problemas sem precisar se deslocar ao posto físico de atendimento. Os números demonstram isso e revelam que, apesar de muito a ser feito, nossa opção de trabalho foi a mais correta".

Temp Temp