Semurb realiza ações e alerta motociclistas sobre infrações

- 17 de abril de 2023

Com o intuito de aumentar a segurança no trânsito e diminuir o número de infrações, a Prefeitura de Barueri, por meio Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), promove ao longo do ano uma série de campanhas educativas e de conscientização. No entanto, em 2022, o município registrou 8.464 infrações de trânsito cometidas por motociclistas. Neste ano, entre 1º de janeiro e 11 de abril, o número já alcançou a marca de 1.101 multas.

No ano passado, as três infrações mais praticadas por motociclistas foram:
- 2.734 infrações por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Multa de classificação média, cujo valor é R$ 130,16 e adição de 4 pontos na carteira de habilitação;
- 836 infrações por avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita. Multa de classificação gravíssima, cujo valor é R$ 293,47 e adição de 7 pontos na CNH;
- 756 infrações por avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita – fiscalização eletrônica. Multa de classificação gravíssima, cujo valor é R$ 293,47 e adição de 7 pontos na CNH.

Já neste ano, as três primeiras colocações do ranking de infrações de trânsito registradas entre 1º de janeiro e 11 de abril são:
- 298 infrações por avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita. Multa de classificação gravíssima, cujo valor é R$ 293,47 e adição de 7 pontos na carteira de habilitação;
- 144 infrações por transitar com o veículo em marcas de canalização, considerada gravíssima com adição de 7 pontos na CNH, cujo valor final é R$ 880,41.
- 83 infrações por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com a utilização de capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção ou com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran. Multa de classificação média, cujo valor é R$ 130,16 e adição de 4 pontos na CNH.

Para consultar multas e processos de recursos, basta acessar o site da Prefeitura de Barueri.

Evite acidentes
A Semurb aponta outras infrações de trânsito mais cometidas por motociclistas em Barueri e pede a colaboração de todos para evitá-las. Cautela no trânsito preserva vidas.

Infração gravíssima - 5 vezes o valor de R$ 1.467,35 e 7 pontos na CNH
- Ultrapassar pela contramão outro veículo em linha simples ou dupla contínua amarela de divisão de fluxos opostos.

Infração gravíssima - 3 vezes o valor de R$ 880,41 e 7 pontos na CNH
- Transitar com o veículo em calçada, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos.

Infração gravíssima no valor de R$ 293,47 com suspensão do direito de dirigir e 7 pontos na CNH
- Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança (condutor e passageiro);
- Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se em uma das rodas.

Infração gravíssima no valor de R$ 293,47 com remoção do veículo e 7 pontos na CNH
- Estacionar o veículo nas vagas reservadas aos deficientes ou idosos, sem credencial.

Infração gravíssima no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH
- Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada;
- Executar operação de retorno passando por cima de calçada, passeio, ilhas, ajardinamento ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios, faixas de pedestres e nas faixas de veículos não motorizados;
- Executar operação de retorno em locais proibidos pela sinalização.
- Dirigir o veículo segurando ou manuseando o telefone celular;
- Transitar pela contramão de direção em vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação.

Infração grave no valor de R$ 195,23 com remoção do veículo e 5 pontos na CNH
- Estacionar o veículo no passeio ou sobre faixas destinadas a pedestres sobre marcas de canalização (zebrada), gramados ou jardins públicos.

Infração grave no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH
- Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos (corredor).
-Executar operação de retorno em locais proibidos pela sinalização;
- Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem segurar o guidom com ambas as mãos.

Infração média no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH
- Quando o veículo estiver em movimento deixar de manter acesa a luz baixa de dia e de noite, no caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores.