Temp

Construção de UBS para ampliar atendimento de saúde avança no Belval

- 17 de abril de 2024

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, acelera o processo de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Belval, que está em execução na avenida Henrique Gonçalves Baptista, ao lado da Maternal Aracy Martins de Lima. Até a metade deste mês de abril, o prédio já estava 75% pronto na fase de acabamento da área interna e infraestrutura externa. A previsão de entrega é setembro de 2024. 

A UBS do Jardim Belval foi erguida em terreno de 4.614,82 m², com área construída de 2.453,74 m². O prédio tem piso térreo e mais três andares, com acesso por escadas internas e dois elevadores. O sistema de construção é pré-moldado em concreto.   

No pavimento térreo ficará recepção (espera), farmácia e estacionamento com 18 vagas para funcionários e 14 para o público externo. O 1º pavimento contará com recepção (espera), espaços para coleta de exames, curativos, vacinas, medicação, nebulização, dois consultórios e setor administrativo.  

O 2º pavimento terá recepção (espera), quatro consultórios, dois consultórios odontológicos e quatro consultórios de ginecologia. Já no 3º e último pavimento será disponibilizado para outra recepção (espera) e 11 consultórios.  

Mais espaços 
Com quatro pavimentos e amplos espaços, a UBS do Belval impressiona algumas pessoas que chegaram a pensar que o prédio seria um pronto-socorro. É o caso, por exemplo, do morador Ivan Silva, que deixou Carapicuíba há seis anos para viver em Barueri. “Essa UBS será boa para o bairro, pois a que temos hoje vive muito cheia”, disse o munícipe referindo-se à UBS Hermelino Liberato Filho, que foi reformada pela Prefeitura de Barueri.     

Outras UBSs  
No Parque Imperial, a Prefeitura de Barueri pretende finalizar também neste ano a reconstrução da UBS Armando Gonçalves de Freitas, localizada na rua Padre Cícero Romão Batista, 271. A obra está em fase de finalização da infraestrutura elétrica, hidráulica e climatização, e com início de serviços como acabamento, piso, pintura, esquadrias e forros. Tem previsão para entrega no próximo mês de maio.  

Enquanto não fica pronta, o atendimento da UBS é realizado provisoriamente no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, na rua Padre Cícero Romão, 384, no Parque Imperial.  

E não para por aí. A atual gestão investe ainda na construção de duas novas UBSs: uma no Jardim do Líbano, com previsão para entrega em julho, e outra no Jardim Graziela (bairro Engenho Novo), que poderá ficar pronta até outubro deste ano. Todos os prazos programados para términos das obras poderão sofrer alterações.  

Temp Temp