Temp

UBSs realizam mais de 13 mil atendimentos prioritários durante quarentena

- 17 de junho de 2020

Desde a metade de março, quando começaram as restrições devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, até o dia 9 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri realizaram 13.011 atendimentos prioritários. Isso inclui ginecologia e obstetrícia, pediatria e odontologia de urgência.

Desde o início da pandemia as UBSs foram momentaneamente reconfiguradas para atendimento de sintomáticos da Covid-19. No entanto, os atendimentos prioritários voltados a gestantes, crianças de até um ano e doentes crônicos se mantiveram em todas as Unidades Básicas.

Só a ginecologia e a obstetrícia realizaram um total de 7.878 atendimentos nesse período. A pediatria, por sua vez, totalizou 4.233 consultas.

A odontologia, mesmo sendo uma das áreas de maior risco para pacientes e profissionais, manteve os atendimentos de urgência em quatro UBSs: Pedro Izzo, Amaro José de Souza, Hélio Berzaghi e Benedito de Oliveira Crudo, além dos Prontos-Socorros da cidade. Esses totalizaram 900 atendimentos, a maioria por odontalgia (dor de dente) e infecções orais.

Para garantir ainda mais segurança aos pacientes, evitando que sintomáticos se misturem a usuários com outros tipos de demandas, os atendimentos relacionados à Covid-19 foram concentrados no piso térreo das unidades, enquanto os prioritários foram mantidos no primeiro andar. As equipes de cada setor também são diferentes.