Temp

Secretaria da Família convida para evento sobre programa “Famílias Fortes”

- 17 de agosto de 2021

A Secretaria da Família (Sefam) está dando mais um passo para a implementação do programa “Famílias Fortes”. No próximo dia 26 de agosto (quinta-feira), às 19h, haverá um bate-papo por ocasião da Semana de Valorização da Família, no Auditório do Centro de Eventos (av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto), onde serão tratados, entre outras coisas, temas relacionados ao programa.

A Sefam também está recebendo até o dia 31 de agosto inscrições de famílias com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade para participarem do “Famílias Fortes”.  Estão convidados todos os que gostariam de melhorar a relação familiar. As inscrições tanto para o bate-papo “Talk Show – Famílias Fortes” quanto para o programa podem ser feitas pelo e-maill: sefam@barueri.sp.gov.br, ou pelo whatsapp (11) 94023-0220.

De acordo com o secretário da Sefam, Sílvio Macedo, o objetivo do bate-papo é “apresentar a Secretaria da Família à população, tratar de temas como uso de álcool e drogas, violência doméstica e seus reflexos no núcleo familiar, além de tratar da importância de ter uma família com bases sólidas e laços afetivos fortalecidos”. O bate-papo também tem o propósito de incentivar as famílias a se inscreverem no programa, segundo Macedo.

Famílias Fortes
A Prefeitura de Barueri assinou no último dia 7 de julho um termo de cooperação com o governo federal para implementar no município o programa “Famílias Fortes”.

O programa é baseado em uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos de idade.  O “Famílias Fortes” é realizado por meio de sete encontros semanais e depois por mais quatro reuniões mensais de acompanhamento com um grupo composto por até 15 famílias. Para cada família, o ideal é ter dois adultos (que podem ser pais, mães, avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) para cada filho.

Nesses encontros, conduzidos por facilitadores que recebem capacitação especial dada pela Secretaria Nacional da Família, são abordados temas como: metas e sonhos dos filhos; amor e limites de responsabilidade dos pais; regras da casa; fortalecimento da comunicação familiar; proteção contra o uso de substâncias ilícitas; lidar com pressão dos amigos etc.