Temp

Oficina de zero discriminação orienta equipes no atendimento a pacientes de HIV/Aids 

- 17 de outubro de 2017

“HIV/Aids e discriminação: desafios para a humanização do cuidado” foi o tema principal da 1ª Oficina Zero Discriminação promovida pela Secretaria de Saúde de Barueri por meio da Coordenadoria do Programa IST/ Aids / HV, ligada ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município. 

Reunindo cerca de 30 profissionais, a oficina aconteceu no dia 25 de setembro e discutiu a qualidade da assistência prestada pela rede de saúde às gestantes que convivem com o vírus HIV. O projeto visa atender às estimativas do Plano de Ações e Metas do Programa IST / Aids / HV (PAM 2017).  

De acordo com o coordenador do programa em Barueri, Reinildo de Souza, que mediou o encontro, “o objetivo é diminuir a discriminação e o preconceito em relação às pessoas que convivem com o vírus HIV/Aids, trocando experiências e construindo possibilidades de atuação e cuidado através das reflexões trazidas durante a roda de conversa. Teve como disparador o resultado das entrevistas realizadas com mulheres que sofreram discriminação no cuidado durante a gestação, parto e pós-parto”.  

Participaram funcionários do SAE, representantes da rede municipal de saúde (Atenção Básica, Núcleo de Educação Permanente, CAPS, Saúde Funcional e Serviço Especializado), além de membros da Secretaria de Ações Sociais (CRAS e CREAS), do Conselho Municipal e do Grupo de Humanização do Estado de São Paulo. 

“O encontro proporcionou uma interação entre os participantes que contribuíram com suas vivências e identificaram a importância em não naturalizar a dor e o sofrimento do outro, a  humanização no cuidado e a escuta qualificada, bem como a necessidade de desenvolver ações efetivas que deem continuidade à discussão”, explica Reinildo. Durante o encontro foi sugerido que cada participante realizasse um trabalho de observação e respondesse a questão “quando o cuidado produz a discriminação?”. O material coletado será utilizado para cumprir a agenda propositiva de 2018. 

Números 

De acordo com o Boletim Epidemiológico de 2016, no Brasil, só no ano passado, foram notificados 3.763 casos de gestantes infectadas pelo HIV. Desses, 719 são de São Paulo, sendo 12 registrados em Barueri. Dentre esses mesmos casos, 205 foram registrados na categoria de transmissão vertical (da mãe para o feto no útero ou durante o parto). Neste caso, 65% aconteceram durante o trabalho de parto e parto propriamente dito, 35% no período intrauterino, e de 7 a 22% no aleitamento materno.  

Segundo o mesmo boletim, em números mais gerais, dos casos notificados de 1980 a junho de 2016, 548.850 são do sexo masculino e 293.685 são do sexo feminino: uma porcentagem de 65,1% e 34,9%, respectivamente.  

Temp