São Paulo Ambiental Móvel chega a Barueri

- 17 de novembro de 2017

Barueri foi o único município da Grande São Paulo escolhido para sediar um dos cinco encontros do São Paulo Ambiental Móvel, programa da Secretaria do Estado de São Paulo do Meio Ambiente que traz as autoridades do setor aos municípios com o objetivo de trocar experiências e aproximar os objetivos. O encontro aconteceu no Centro de Eventos, na quinta-feira (dia 16).

Há 10 anos, o governo paulista tem o Programa Verde Azul, que pontua os municípios de acordo com as medidas tomadas em prol da defesa do meio ambiente. O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), enalteceu os avanços de Barueri na questão ambiental. “Na região oeste, Barueri é o município melhor classificado”, ressaltou.

O Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) também foi citado com orgulho pelo secretário municipal, pois devolveu recentemente ao estado da Bahia centenas de animais em plenas condições de reintrodução na natureza.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, demonstrou sua preocupação com o aquecimento global e com a poluição do ar, que está matando 12 milhões de pessoas anualmente. Ele ressaltou ainda o esforço do governo estadual na produção de combustíveis limpos em detrimento dos que insistem na obtenção energética através de combustíveis fósseis. “O exemplo de São Paulo deveria ser copiado pelo Brasil e até por outros países.”

A falta de recursos e a necessidade de se usar a criatividade permearam as declarações de vários palestrantes dos órgãos representados (Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental etc). Antes, entretanto, houve uma apresentação musical sob a regência do maestro Sidnei José da Silva e outra das professoras Eliane e Carol, acompanhadas nos teclados por um aluno da Escola Municipal Ézio Berzaghi.