Temp

Programa Forças no Esporte Elite Aprendiz encerra o ano com bons resultados

- 17 de dezembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • A formatura de 41 alunos do Profesp Elite Aprendiz foi realizada nesta sexta-feira (12), no Parque da Maturidade, com a presença de familiares e educadores.  
  • Em 2025, 17 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho e outros 10 participam de processo seletivo na multinacional Thales.  
  • O programa também anunciou o encaminhamento de 12 adolescentes para estágio em treinamento a partir de março de 2026.  

A formatura dos 41 alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp) Elite Aprendiz foi realizada nesta sexta-feira (12), no Parque da Maturidade José Dias da Silva, com a presença de familiares que prestigiaram a cerimônia. Durante o evento, os professores Dário Alves Teodoro, da Sociedade Bíblica do Brasil; Diogo Nunes de Almeida, instrutor da empresa Cetype; Gabriella Inglada Lorena Braga, instrutora da IC Treinamentos; Luciana Vieira Pompeo Marcelino, da Secretaria de Educação; e Vivaldino José dos Santos, também da Cetype, parabenizaram os adolescentes e seus familiares pelos avanços alcançados ao longo do ano.  

Somente em 2025, 17 alunos do Profesp Elite foram encaminhados ao mercado de trabalho, enquanto outros 10 participam de processo seletivo na multinacional francesa Thales. Para a coordenadora do programa, Patrícia Aparecida dos Santos Corrêa, a participação e o acompanhamento familiar são fundamentais para o sucesso dos jovens. “Precisamos fazer o bem maior para as pessoas, ou seja, um segurando a mão do outro”, afirmou.  

Patrícia também anunciou que 12 adolescentes serão encaminhados para estágio em treinamento. A partir de março de 2026, eles passarão a prestar serviços na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.  

Saiba mais 
A mãe de um dos formandos, Felicidade do Nascimento Coelho, destacou, emocionada, a evolução do filho Gabriel Nascimento Coelho, especialmente no comportamento e no desenvolvimento pessoal. Já a aluna Isabella Marques da Silva afirmou que o ano foi desafiador, mas ressaltou o apoio constante da equipe do Profesp, que incentivou os participantes a não desistirem.  

Sobre o Profesp Elite Aprendiz  
Criado pela Lei nº 2.741/2020, o programa prevê que, ao concluir o Profesp Esportes, no qual o jovem ingressa aos 8 anos, o participante passe, aos 14, para o Profesp Elite. Nessa etapa, ele recebe capacitação e é encaminhado para um estágio, sendo ambas as fases remuneradas.  

Com a experiência adquirida, o jovem passa a disputar uma vaga como aprendiz em empresas e, posteriormente, concorre de forma igualitária no mercado de trabalho.  

Em Barueri, a gestão do Profesp Elite Aprendiz é realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads). Desde 2019, 302 adolescentes já passaram pelo programa. Desse total, 64 foram encaminhados para estágios na Prefeitura e outros 69 atuam como estagiários em empresas. 

Da redação 
Crédito das fotos: Eduardo Ciangoli/Divulgação Sads 

Temp Temp Temp Temp