Temp

União de Secretarias municipais garante amparo total às famílias do Jardim Maria Helena

- 18 de março de 2023

A Prefeitura de Barueri tem promovido uma força-tarefa para atender os moradores do Jardim Maria Helena, um dos bairros mais atingidos pela enchente ocasionada pelas fortes chuvas da última terça-feira (dia 14). O acumulado de chuvas foi de 75 milímetros só das 15h às 17h naquela região.  As ações contam como linha de frente a atuação da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSUDS), da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sads) e da Secretaria de Habitação (Sehab). 

As intervenções começaram na mesma noite, de forma emergencial, quando as equipes foram de casa em casa para cadastrar pessoas que estivessem sem abrigamento, distribuir lanches, cobertores e roupas limpas e providenciar colchões para o pernoite. A limpeza das ruas seguiu sendo feita noite adentro, bem como o recolhimento de móveis e demais resquícios deixados pela enchente. As forças municipais de segurança não mediram esforços na ajuda aos bombeiros e demais socorristas.  

Tenda 

Nas primeiras horas da quarta-feira (dia 15) um Posto de Atendimento foi montado na praça da avenida Bariloche para atender as famílias afetadas com serviços diversos. A Sads forneceu mais de 260 cestas básicas, cerca 250 cobertores, mil kits lanches, 350 cobertores, 300 kits de material de limpeza e peças de roupas novas.  

Já a Defesa Civil segue com o monitoramento da cidade, a emissão de alertas do clima, o acompanhamento das famílias de perto, além de estar sempre pronta para atender as demandas emergenciais.  

Habitação 

A Secretaria de Habitação (Sehab) garantirá total assistência às famílias, concedendo a opção do Aluguel Social com direito a uma unidade de moradia ou a indenização. O setor também integra um Comitê de Trabalho que está fazendo o levantamento do número exato das edificações e das famílias atingidas que irão receber o benefício.   

Limpeza urbana 

A Secretaria de Serviços Municipais (SSM) intensificou a limpeza de vias públicas afetadas pela enchente, de bocas de lobo e a remoção de entulhos e móveis danificados.  

Atenção na Saúde 

A Secretaria de Saúde também se une à ação com atendimento médico, levando à tenda especialistas como médicos clínico geral, pediatra, psicólogo e equipe de enfermagem. No local também estão sendo aplicadas as vacinas tipo Dupla Adulto contra difteria e tétano. O atendimento seguirá até domingo (dia 19) das 8h às 17h. 

Proteção aos animais  

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) esteve no local ainda na noite de terça-feira, prestando apoio e atendimento aos animais que tiveram suas casas afetadas. A Sema também doou 75 quilos de ração para um abrigo de animais abandonados que também foi atingido pela enchente, e garante atendimento prioritário para os pets daquela área no Cepad I (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), localizado na rua Vera Cruz, 340 - Bairro dos Altos. 

Temp Temp Temp Temp Temp