Temp

Dia do médico: homenagem ao profissional da atenção básica à alta complexidade

- 18 de outubro de 2021

Os avanços na medicina foram os principais responsáveis pela maior longevidade das pessoas nos últimos 100 anos.  A expectativa de vida no Brasil, por exemplo, aumentou pelo menos em 40 anos nesse período.  O médico é o profissional que na prática torna possível esses avanços em atendimento e mais saúde à população. No dia 18 de outubro comemoramos o Dia do Médico.  

Profissionais de várias especialidades do corpo humano dedicam sua vida a prevenir doenças e salvar vidas. E um importantíssimo meio de levar mais saúde e qualidade de vida à população é o do serviço público. No Brasil, o acesso universal e gratuito se chama Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores complexos de saúde pública no mundo. 

Em Barueri, a Prefeitura é a principal responsável por uma rede de atendimento que inclui 18 UBSs, Centros de Especialidades, Prontos-Socorros adulto e infantil, Hospital e Maternidade, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para saúde mental, Centro de Saúde Funcional, para fisioterapia, entre outros. À frente de todos esses serviços, os médicos da rede municipal de saúde prestam atendimento à população juntamente com um corpo técnico de enfermeiros, técnicos em enfermagens, auxiliares e uma série de outros profissionais. 

Mais de 480 mil médicos no Brasil 
O secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, destaca a importância do dia para os médicos. “Felicito meus colegas médicos do serviço público de Barueri e do Brasil que se dedicam ao cuidado da saúde das pessoas indistintamente. Sobretudo neste momento importante em que se evidenciam os papeis fundamentais que o serviço público e a ciência exercem na vida da população”. 

Mateos Filho ressalta ainda a gama de serviços de saúde existente na cidade. “Em Barueri procuramos trabalhar para o aprimoramento cada vez maior dos nossos serviços de saúde, levando tanto o atendimento básico e preventivo quanto os de alta complexidade, presentes na nossa rede municipal graças aos enormes investimentos realizados nos últimos anos”. 

Estimativa do Ministério da Saúde indica que existem hoje no Brasil mais de 480 mil médicos. Outro dado importante da estimativa é quanto ao número de mulheres na profissão. A projeção mais recente revela que, em nove anos, as mulheres serão maioria entre os médicos e mais de 80% da população desses profissionais terão entre 22 e 45 anos. 

Temp