Temp

Cultura incentiva a leitura e abre as portas para conhecer melhor o mundo

- 18 de agosto de 2022

“Um país se faz com homens e livros”. Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e um dos maiores incentivadores da leitura no Brasil e disse essa frase porque tinha certeza de que a grandeza de um povo está na sua formação cultural. É pelo livro que o mundo fica menos misterioso, abre portas para o conhecimento e ajuda a compreendermos melhor a condição humana.

A leitura é um hábito que deve ser prazeroso e precisa ser incentivado desde criança. Por esse motivo, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Barueri mantém uma série de programas que reúne pessoas tendo o livro como ponto de contato para a leitura e reflexão.

“A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri tem entre seus objetivos estimular o gosto pela leitura e oferecer espaços para o desenvolvimento de novos talentos da literatura brasileira”, afirma Jean Gaspar, secretário da Secult.

Jean enumera os programas da área na Secretaria:

  • “Livro Além da Capa”, com a apresentação e um comentário de um livro, toda terça-feira, no canal da Secult no Youtube;
  • “Roda de Leitores”, um grupo de leitores que se reúnem na última terça-feira de cada mês, sempre num local diferente, para debater o conteúdo de uma grande obra literária, também transmitido pelo Youtube e Facebook;
  • “Prêmio Barueri de Literatura”, concurso realizado uma vez por ano para escolher os melhores contos e poesias de novos talentos de Barueri e do resto do Brasil.

Além da Capa
Ao aliar técnicas de apresentação teatral e Literatura, o Livro além da Capa incentiva os jovens a ler. Apresentados por atores, Gaby Costa e Rafa Azad, ambos ex-estudantes do curso de Teatro da Secult, a cada episódio os espectadores entram em um mundo mágico de uma obra referencial da literatura nacional ou estrangeira.

“Acredito que o programa ‘Livro Além da Capa’ dialoga com o jovem, mostra pra eles os livros de uma forma descontraída, com a linguagem deles e que dá uma vontade danada de ler o livro apresentado”, destaca Nana Pequini, coordenadora do programa e professora de Teatro da Secult.

Já se vão 68 livros comentados como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuma, O Gato Preto, de Edgar Alan Poe, A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, Orgulho e Preconceito, de Jane Austin, O Cavaleiro dos Sete Reinos, de George R.R. Martin, entre outros.

Roda de Leitores
Reunir pessoas para comentar ou tirar dúvidas sobre um clássico da Literatura já é tradição quase milenar. O Roda de Leitores é um resgate dessa prática que aguça o interesse pela Leitura.

Em Barueri, esse circuito literário acontece uma vez por mês, em uma Estação Cultural da cidade, sempre com a apresentação de algum especialista na obra ou no seu autor, seguida de debate entre os presentes.

Nos livros já debatidos, lidos antecipadamente pelos participantes, estão Macunaíma, de Mario de Andrade, Watchmen, de Alan Moore, Harry Potter - O Cálice de Fogo, de J. K. Rowling, Seis Vezes Lucas, de Lygia Bojunga, O Minotauro, de Monteiro Lobato, entre ouros.

Prêmio de Literatura
Os novos talentos na escrita têm no Prêmio Barueri de Literatura a oportunidade de revelar seus trabalhos em contos e poesia com direito a ter a obra publicada em livro e ainda receber prêmios entre os primeiros colocados.

Podem participar jovens e adultos tantos os residentes em Barueri quanto de outras cidades, embora participem em categorias diferentes. As inscrições acontecem geralmente no segundo semestre do ano.

Temp Temp Temp Temp