Temp

Femupo 2018 é marcado pela emoção e qualidade técnica

- 18 de setembro de 2018

Durante três dias no último final de semana a cidade recebeu cantores e compositores de norte a sul do país para o Femupo - Festival de Música Popular Brasileira de Barueri, considerado um dos maiores do Brasil. E o resultado dessa grande festa da música foi o melhor possível.

A vencedora da categoria Livre foi a canção “Malungos”, de Carlos Gomes, interpretada por ele e por Jéssica Sthephens, que também conquistou o prêmio de melhor intérprete do Festival. A dupla de Praia Grande (SP) defendeu a canção que sintetizou a riqueza das culturas brasileira, caribenha e africana. Na categoria Prata da Casa, que envolve apenas os participantes que residem em Barueri, a música vencedora foi “1+1 = 3”, de Will de Sousa.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Femupo somou R$ 70 mil de premiação neste ano e chegou a receber mais de 400 inscrições. O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, ressaltou a importância do Festival para os novos talentos. “O Femupo é uma grande festa e o encontro de músicos do Brasil inteiro. Aumentamos a premiação para valorizar ainda mais os artistas”, destacou. O Femupo encerrou com um grande show do poeta e compositor Arnaldo Antunes.

Para os jurados, as canções impressionaram pela qualidade técnica e musical. O músico Michael Pipoquinha, considerado um dos melhores contrabaixistas da atualidade, elogiou o alto nível das composições. “Fiquei Impressionado com as composições e a sensibilidade expressa em de cada nota”, afirmou. O júri também foi composto pelos músicos Sandro Haick e Felipe Alves, por Sergio Augusto, responsável pelo site Festivais do Brasil, por Gilvane Monteiro, educadora musical, além de Ítalo Queiroz e Jorge Albuquerque, ambos da Secretaria de Cultura e Turismo.

Carlos Gomes, autor da música vencedora, detalhou o significado da letra de “Malungos”, que menciona o brasileiro, poeta e dramaturgo Abdias Nascimento (1914-2011), que lutou contra o preconceito aos negros, e Aimé Cesaire (1913-2008), poeta da Martinica defensor das raízes africanas. “Que todos sejamos Malungos, que em ioruba significa companheiros”, propôs Gomes.

Para Arnaldo Antunes, Festivais como o Femupo são fundamentais para a Cultura. “A salvação de uma nação é a cultura e a educação. Se não trilhar esse caminho, não tem saída. É preciso desenvolver pesquisa cientifica, conhecimento, educação do primeiro grau até a universidade e muito incentivo à cultura, isso é o que faz uma nação, não é só a riqueza material. É importante que cada município preze por isso e Barueri está de parabéns”, finalizou Arnaldo que ficou encantado com a receptividade do público.

Confira a lista dos vencedores do Femupo 2018 

Categoria Prata da Casa
Primeira lugar -  1+1=3, de  Will de Sousa
Segundo lugar - No Momento Exato, da Banda Kolisão 
Terceiro lugar  - Sabia Sabiá, de Eduardo da Silva Moreira
Quarto lugar - Pra Quebrar a Rotina, de P. Barros

Categoria Livre
Primeiro lugar – Malungos, de Carlos Gomes
Segundo lugar  - O tempo e a vida, de Rodrigo Régis e Tata Alves
Terceiro lugar – Milhares, de Vytoria Rudan
Quarto lugar – Apaixonante, de Eduardo Santhana
Quinto lugar - Pra ser ainda mais, de Luis Dillah

Melhor intérprete - Jéssica Stephens

Aclamação popular - O Tempo e a Vida

Temp