Temp

Revelação Futsal, o time que disputou 11 rebolos consecutivos

- 18 de setembro de 2018

Os primos Edinho Maciel, Francisco Feitosa e Edinardo Miranda são moradores do Parque Imperial há vários anos. Em outubro de 2005, resolveram fundar um time de futsal para se divertir e fortalecer os laços de amizade. Naquela época, o pagode “Deixa Acontecer”, do Grupo Revelação fazia enorme sucesso. Em uma conversa de bar, não foi difícil chegar a um consenso para definir o nome da equipe.

Eles não contam quantos títulos ganharam nos primeiros anos, mas garantem que a fama da equipe se espalhou pelos bairros vizinhos de Barueri e até de Osasco, já que o Revelação disputou muitos campeonatos e festivais e chegou a diversas semifinais. Resolveram então mudar de patamar: se inscreveram para disputar o rebolo (seletiva) do Campeonato Amador de Barueri.

Os rebolos ocorrem por que a quantidade de equipes que se inscreve é muito superior à capacidade de organização. O campeonato é disputado por 14 agremiações na categoria adulto da Segunda Divisão, mas só há duas vagas em disputa (deixadas pelos últimos colocados na tabela). O sistema é de eliminatória simples (perdeu, está fora). Já ocorreu o fato de 38 equipes concorrerem a essas vagas.

Não lhes faltou empenho nas disputas, mas o sucesso só veio em 2017, ano em que foram abertas quatro vagas. O Revelação terminou invicto – um alívio para os diretores Bruno Henrique, Rodrigo Barros, Thiago Faccion e Osvaldo Junior, o Juninho, responsáveis pelos rumos da equipe, tanto dentro, quanto fora de quadra.

O objetivo nesse campeonato de estreia, era ascender à série ouro, a elite do futsal amador, mas o time teve muitos “problemas de adaptação” e terminou  em 11º lugar. Muitos atletas já poderiam ter mudado para categorias mais veteranas, mas eles se mantêm unidos. Se tivessem perdido mais alguns pontinhos, teriam de disputar um novo rebolo em 2019 e voltar ao patamar em que estão somente em 2020. Eles garantem que estarão melhores no próximo campeonato. Quem viver, verá.

O elenco do Revelação FS tem os goleiros Cristiano (Toró) e Mário; os alas Piolho, Dário, Bruno Henrique, Thiago Faccion e Rodrigo; os fixos Rodrigo Barros e Edinho; e o pivô Juninho. O técnico é Flávio Benedito Ayres da Silva.