Cidade Inteligente: Barueri recebe mais um prêmio em tecnologia

- 18 de outubro de 2018

A estante de troféus da Prefeitura de Barueri está ficando pequena, principalmente no espaço reservado aos prêmios ligados à tecnologia. Na noite de quarta-feira (dia 17), mais um chegou à coleção: o prêmio “As 100 + Inovadoras no Uso de TI” (Tecnologia da Informação) classificou o município em 37º lugar no ranking geral e em 2º lugar em sua categoria – Setor Público -, ficando à frente da Receita Federal, atrás apenas da Prefeitura de São Paulo.

O APP Barueri foi o case apresentado pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, no fórum IT Fórum Expo, realizado no Transamérica Expo Center pela IT Mídia em parceria com a PwC. O evento reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras e classifica os 100 que mais se destacaram.

Na classificação geral, Barueri ficou à frente de gigantes como Bradesco (40ª posição), Dell (46ª) e CPFL Energia (68ª), por exemplo. O troféu foi entregue ao coordenador da CIT, Jonatas Randal. A CIT é a responsável pelas aplicações tecnológicas implantadas no município e vem acumulando prêmios ligados ao setor. “Ficamos muito felizes por Barueri ser reconhecida como um município que traz ferramentas de inovação por meio da tecnologia para melhorar a prestação de serviços às pessoas”, declarou Jonatas.

APP Barueri
O case apresentado, o APP Barueri, funciona como um canal efetivo de comunicação entre a população e a Prefeitura, desburocratiza processos e garante uma resposta às questões enviadas pelos munícipes. Ele reúne serviços inerentes a oito áreas: Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Social e Governo, Cultura e Esporte, Educação, Transporte e Mobilidade Urbana e Habitação.

Nos últimos anos o aplicativo tem sido cada vez mais aprimorado. Dentre as melhorias figuram serviços como a consulta ao tempo de espera nos prontos-socorros da cidade, disponibilidade de medicamentos na Farmácia Central, agendamento de consulta on-line, vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador e o envio de ofícios intersecretarias, dentre outros.

Já foram realizados mais de 40 mil downloads do APP Barueri; por meio dele já foram registradas mais de 142 mil solicitações com a conclusão de mais de 104 mil delas. Além disso, já foram contabilizados cerca de 400 usuários com acesso simultâneo ao sistema, que disponibiliza 54 temas à população – número bem superior a aplicativos empregados por municípios bem maiores. O APP, inclusive, já rendeu mais prêmios à cidade, como o 1º lugar na categoria “Governança” no Prêmio Cidades Sustentáveis em 2017.

Temp Temp Temp Temp