Temp

Começa vacinação contra Covid para crianças de seis meses a menores de três anos

- 18 de novembro de 2022

Começou nesta quinta-feira (dia 17) em Barueri a vacinação contra a Covid-19 das crianças com seis meses de idade até 2 anos, 11 meses e 29 dias COM COMORBIDADES. A imunização acontece em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: Armando Gonçalves de Freitas, Benedito de Oliveira Crudo e Dr. Adauto Ribeiro.

Veja quadro abaixo com endereços e horários da vacinação, pois algumas unidades de saúde estão em reforma e funcionando provisoriamente em outros locais próximos aos equipamentos.

Para a imunização, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento e caderneta de vacinação das crianças e um documento que comprove a comorbidade. A vacina disponível nessas faixas etárias de seis meses a menores de três anos é a chamada Pfizer Baby.

UBS Armando Gonçalves de Freitas (em reforma)

*Atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, situado na R. Padre Cícero Romão, nº 384 - Parque Imperial.

10h às 15h

Não há expediente no final de semana

UBS Benedito de Oliveira Crudo (em reforma)

*Atendimento provisório no Centro de Especialidades, situado na Rua Benedita Guerra Zendron, 225 - Vila São João.

7h às 18h

Final de semana:

8h às 17h

UBS DR. ADAUTO RIBEIRO
 Avenida Zélia, 950 - Parque dos Camargos

7h30 às 19h

Não há expediente no final de semana

 

“Xepa”

A cidade de Barueri recebeu da Secretaria de Saúde de São Paulo um total de 1020 doses (510 para a primeira dose e 510 para a segunda). As UBSs vão fazer a “xepa” (vacinação das crianças dessas faixas etárias, mas SEM comorbidades, com as doses não utilizadas. Para tanto, os responsáveis pelas crianças devem registrar o interesse nas UBSs acima e elas irão se encarregar de comunicar sobre a disponibilidade do imunizante.

O horário da “xepa” varia de acordo com o funcionamento da unidade de saúde, mas sempre sendo uma hora após o encerramento da vacinação prioritária dos casos com comorbidades e conforme a disponibilidade da vacina.

Três doses
Conforme o ofício 242/2022, do Ministério da Saúde, o esquema da vacinação primária é composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose a ser tomada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

O Ministério da Saúde também alerta para o não cambiamento de imunizantes, sendo que a Pfizer Baby é a única recomendada para tais faixas etárias.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, as comorbidades são as seguintes: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.

Maiores de três anos
A Secretaria de Saúde de Barueri também está vacinando contra a Covid-19 as crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades. A vacina autorizada para esse público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e pode ser tomada em qualquer uma das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A segunda dose deve ser tomada 28 dias após a primeira dose.

Locais e horários de vacinação para crianças de 3 e 4 anos
8h às 19h
UBS Dr. Adauto Ribeiro
UBS Amaro José de Souza
UBS Armado Gonçalves De Freitas
UBS Hélio Berzaghi
UBS Hermelino Liberato Filho
UBS Pedro Izzo
UBS Vince Nemeth

8h às 18h
UBS Benedito De Oliveira Crudo (aberta também aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h)
UBS Dra. Katia Kohler
UBS Edini Cavalcanti Consoli
UBS Júlio Lizart
UBS Maria Francisca de Melo
UBS Pastor José Roberto Rossi

8h – 16h
UBS Dra. Elisabete Izilda Duleba
UBS João de Siqueira
UBS José Francisco Caiaba
UBS Maria Magdalena Macedo
UBS Raquel Sandrini Ruela

Crianças de 5 a menores de 12 anos
Já a vacina Pfizer pediátrica (destinada a crianças entre cinco e menores de 12 anos) está disponível apenas nas seguintes UBSs:  Armando Gonçalves de Freitas, no Parque Imperial; Pedro Izzo, no Jardim Esperança; Benedito de Oliveira Crudo, no Centro; e Adauto Ribeiro, no Parque dos Camargos.

Temp Temp