Atleta de Barueri se destaca na 43ª São Silveira

- 18 de dezembro de 2018

A barueriense Jennifer do Nascimento, moradora do Jardim Silveira em Barueri, que já tinha chegado em segundo lugar em 2016 e no terceiro em 2017, finalmente chegou ao topo do pódio da São Silveira. Ela, que é atleta do EC Pinheiros, ganhou os prêmios das categorias Geral e Principal da corrida. Seu próximo desafio é brilhar também na disputadíssima São Silvestre no próximo dia 31 de dezembro.

Por ser um celeiro de atletas, já aconteceu muitas vezes o fato de baruerienses ganharem prêmios em duas categorias, mas só Wellington Bezerra da Silva, tinha ficado em primeiro nas categorias Geral e Principal em 2016. Jenifer igualou-se a ele nessa edição.

Confira os premiados em cada categoria da 43ª São Silveira:

Principal Feminina
1- Jenifer do Nascimento Silva / 27’26”
2- Mírian Aparecida Paulina dos Santos / 33’49”
3- Patrícia Aparecida dos Santos / 33’54”
4- Vanessa Ferreira Mendonça / 36’05”
5- Márcia Cristina Pereira Machado / 36’21”

Principal Masculina
1- Antônio Fernando dos Santos / 26’01”
2- Anderson Teles da Silva / 26’16”
3- Jônatas Barbosa dos Santos / 27’46”
4- Wilton Isidoro dos Santos / 28’52”
5- Ivanildo Leal dos Santos / 29’09”

Geral Feminina
1- Jenifer do Nascimento Silva/ 27’26”
2- Tatiane Raquel da Silva / 27’56”
3- Maria Aparecida Ferraz / 28’07”
4- Tatiana de Souza Araújo / 28’39”
5- July Ferreira da Silva / 28’46”

Geral Masculina
1- Wendel Jerônimo Souza / 23’41”
2- Ederson Vilela Pereira / 23’52”
3- Daniel Ferreira Nascimento / 23’59”
4- Jonatas Oliveira Cruz / 24’21”
5 -David Benedito de Macedo / 24’38”

Antes da corrida
Jardim Silveira, domingo, 16 de dezembro de 2018, às 6h30. A única padaria nas proximidades da largada da corrida está lotada. Os atletas levaram a sério a orientação de alimentação e hidratação. A movimentação vai ficando cada vez maior em direção à concentração e de longe dá pra ouvir a animação promovida pelo locutor Tiago Nascimento e pelo DJ Márcio Alves.

Vários atletas já haviam retirado seus kits e iniciado os exercícios de alongamento, mas quando o professor Rafael Loiola iniciou o aquecimento no mais puro ritmo da Zuumbalada, a vibração aumentou. O secretário de Esportes Tom Moisés, com o número 4035 ao peito, saudou a todos em nome do prefeito Rubens Furlan e desejou boa sorte na prova.

Grupos de corrida
Conseguir se inscrever na São Silveira já é uma vitória. Nesta última edição as vagas disponibilizadas pela internet terminaram em apenas 3 minutos e 20 segundos. Muitos grupos aproveitam a prova para se confraternizar antes e depois. Daniel Fabrício da Silva é um dos 55 integrantes do “Saúde na Prática”, grupo formado há poucos meses. Eles treinam três vezes por semana às margens do Rio Tietê. As redes sociais servem de ferramenta para a comunicação entre os usuários.

Paixão antiga
Se a São Silveira encanta corredores das mais distantes cidades, ela também continua cativando os moradores antigos do bairro. Um deles é José Luiz Nemeth, 71 anos, residente do Jardim Silveira desde 1956 e filho de Vince Nemeth, que dá nome à UBS do Jardim Audir - também no bairro Silveira. Ele já participou de mais de 10 provas na cidade e de duas meias maratonas nos Estados Unidos. Seus netos e bisnetos se inspiram nele para a prática do esporte. Ele não ficou satisfeito com seu tempo na prova de domingo: 52’57”. “Tava muito quente”, queixou-se.

Outro exemplo é Josefa dos Santos Ribeiro, a Nete, de 62 anos, moradora do bairro desde 1978. Ela conta que tinha colesterol alto e melhorou quando começou a caminhar há três anos por orientação dos profissionais do Programa Vida Saudável, da Secretaria de Esportes. Seus netos, Sarah e David, se espelham nela e treinam atletismo e vôlei no Complexo Esportivo do próprio Jardim Silveira.

São Silveira em números
Inscritos: 1952 (Corredores: 953; Corredoras: 565; Caminhantes: 422; Portadores de Necessidades Especiais: 12)
Colaboradores: 134 (sábado e domingo)
Demutran: 42 orientadores