Temp

Retrospectiva 2025: Barueri segue firme no combate à violência e na promoção de direitos

- 18 de dezembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • Em 2025, Barueri manteve políticas permanentes de combate à violência contra a mulher, com atendimento contínuo pelo Cram, ações integradas com a DDM e campanhas de conscientização ao longo do ano.  
  • O município também investiu em saúde, autonomia econômica, cultura e diversidade, com programas de cuidado, incentivo ao empreendedorismo e reconhecimento a empresas e projetos sociais. 
  • A atuação foi fortalecida pela participação social e encerrada com o Chá de Alices, celebrando conquistas e trajetórias femininas na cidade. 

O ano de 2025 foi marcado por dados preocupantes no enfrentamento à violência de gênero no Brasil. No estado de São Paulo, entre janeiro e outubro, foram registrados 207 casos de feminicídio, número superior ao do mesmo período de 2024.  

Diante desse cenário, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, manteve ao longo do ano políticas públicas permanentes de proteção, acolhimento e fortalecimento das mulheres.  

Atendimento permanente e combate à violência 
Em Barueri, o enfrentamento à violência contra a mulher é realizado de forma contínua pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que oferece atendimento psicológico, social e jurídico, além de orientações. O trabalho ocorre de forma integrada com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que funciona 24 horas por dia, sendo a primeira da região com atendimento ininterrupto.  

Saiba mais sobre as ações 
Mês da Mulher  
No mês de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher promoveu ações com o tema “Mulher contemporânea: igualdade, carreira e maternidade”, com rodas de conversa, palestras, campanhas educativas e incentivo ao empreendedorismo feminino e à autonomia financeira.  

Agosto Lilás 
Em agosto, o município realizou a campanha Agosto Lilás, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha e aos 10 anos da Lei do Feminicídio, com ações de conscientização e debates sobre os avanços e desafios no combate à violência. A exposição “Elas Estavam Aqui” integrou a programação, promovendo reflexão simbólica sobre as vítimas de feminicídio no Brasil.  

21 Dias de Ativismo 
Barueri participou dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com rodas de conversa, atividades educativas, a Campanha do Laço Branco e a divulgação dos serviços especializados oferecidos pelo Cram.  

Programas de cuidado e saúde 
Entre os programas de cuidado, destacou-se a 4ª edição do “Mãe, a Grande Viagem”, voltada a gestantes e mulheres que desejam engravidar, além do Desafio das 12 Semanas, que acompanhou 240 mulheres com foco na saúde física e mental.  

Reforçando que o Outubro Rosa é lembrado ao longo de todo o ano, além das ações de conscientização, o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, vinculado à Secretaria da Mulher, manteve atendimento humanizado às mulheres cadastradas, oferecendo apoio psicológico e social, rodas de conversa e a distribuição de perucas, lenços e próteses. No mês de outubro, foram arrecadados mais de 200 itens, incluindo produtos de higiene e beleza.  

Autonomia econômica e reconhecimento 
A autonomia econômica foi fortalecida por meio da Feira da Mulher Empreendedora, realizada em parceria com o Sebrae Aqui Mulher, que atualmente conta com 30 expositoras ativas. Outro destaque foi a entrega do Selo Social Empresa Amiga da Mulher a 23 empresas comprometidas com a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.  

Cultura, juventude e diversidade 
A Secretaria da Mulher também promoveu ações culturais e educativas, como o Dia da Menina, o espetáculo “Meninas de Expressão – Falas de Dentro” e o evento esportivo Metamorfose. Em dezembro, o projeto de Atenção à Diversidade Sexual recebeu reconhecimento da CIEOSTE, com a premiação Destaque com Orgulho, pela atuação e compromisso com a causa LGBTQIAPN+.  

Participação social 
Ao longo de 2025, o Conselho Municipal da Mulher de Barueri atuou na construção e avaliação de políticas públicas, com participação em conferências e na elaboração de recomendações voltadas ao fortalecimento do enfrentamento à violência contra as mulheres.  

Encerramento com o Chá de Alices 
Encerrando a programação do ano, a Secretaria da Mulher realizou a 8ª edição do Chá de Alices, evento que celebrou histórias e conquistas de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de Barueri. Sob o tema “Alices que fizeram história”, a iniciativa destacou trajetórias femininas diversas por meio de homenagens, apresentações e um resgate histórico de marcos da luta das mulheres no Brasil. 

Da redação 
Crédito das fotos:  Ana Guice/Secom Barueri (fotos de 1 a 10)  

Fernando Foca/Secom Barueri (fotos 12,13 e17) 

Divulgação/Secretaria da Mulher de Barueri (Crédito dafoto 14,15 e 16)

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp