Carnaval de Barueri agrada públicos de todas as idades
- 19 de fevereiro de 2026
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- Evento reuniu foliões de todas as idades em Barueri, com muita música, dança e distribuição de água para refrescar o público.
- O evento contou com desfile das escolas Unidos do Jardim Belval e Ganga, Futebol e Samba, além da coroação da corte do carnaval e participação de embaixadores, musos e rainhas.
- A festa valorizou a alegria, a confraternização e terminou com uma animada roda de samba, incluindo intérpretes de Libras para acessibilidade.
Na tarde deste domingo (15), a temperatura ultrapassava os 30ºC nas proximidades do Ginásio Poliesportivo José Corrêa. No local, foi realizada mais uma edição do Carnaval de Barueri, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
A preocupação com a hidratação do público ficou evidente com a distribuição gratuita de copos de água mineral gelada. Eles foram oferecidos logo na chegada dos foliões à Avenida Guilherme Perereca Guglielmo, totalmente interditada para o evento.
A animação ficou por conta do DJ Budha, que comandou a festa ao longo da tarde. Quem não conseguiu espaço na sombra da grande tenda montada ao lado do palco acompanhou de frente ao ginásio a ação de dois caminhões-pipa, que lançaram milhares de litros de água para refrescar pais, crianças e demais foliões.
Saiba mais
Depoimentos
Maria das Graças de Oliveira, de 65 anos, aprovou a iniciativa. “Vim com cinco amigas do Parque da Maturidade. Elas não quiseram se molhar, mas eu aproveitei sozinha. Daqui a pouco seca”, contou, sorrindo.
Sirleide Cristina Oliveira, de 49 anos, também aproveitou a “ducha” ao lado da sobrinha Laura, de 12 anos. “Meu marido e outros parentes preferiram ficar na sombra, mas nós fomos duas vezes. Se tivesse mais, iríamos de novo”, disse.
A coroação
A corte do Carnaval de Barueri recebeu as faixas antes do desfile. Foram apresentados os embaixadores Carlinhos, Pedrinho Vila Porto e Tia Lúcia de Felício; a Cidadã do Samba, Priscila Rodrigues; o Muso LGBT, Rian Adrian; o Rei LGBT, Marcus Angel; a Rainha Trans, Bia Stephany; a 2ª Princesa, Gisele Santos; a 1ª Princesa, Pérola Saraiva; a Rainha, Sabrina Costa; o Rei Momo, Matheus Firmino; e a Rainha Valéria Nunes.
A corte desfilou como comissão de frente das escolas. Tia Lúcia não participou do cortejo por conta de dificuldades de mobilidade, mas sambou com o apoio de uma bengala, recebeu cumprimentos do público e posou para fotos.
O desfile
A escola de samba Unidos do Jardim Belval entrou na avenida com 40 ritmistas na bateria e 110 passistas. O samba-enredo “Casa de Bambas” destacou o orgulho pelo bairro, com versos que celebram a comunidade. O desfile contou ainda com a participação de Marta Silva e Sílvia Bezerra, que haviam se apresentado na noite anterior no Sambódromo do Anhembi pela Colorado do Brás.
Já a escola Ganga, Futebol e Samba, do Jardim Paraíso, levou para a avenida o enredo “A Fênix”, que retrata a superação e a ascensão social da favela. Com dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, a agremiação reuniu cerca de 300 integrantes, sendo 70 na bateria.
Carnaval amistoso
Em Barueri, os desfiles não têm caráter competitivo. Não há julgamento por quesitos como alegorias ou evolução. O foco é a celebração. Integrantes de bateria e passistas, inclusive, participam de mais de uma escola, mantendo o espírito de confraternização.
Um deles é Ademar Costa, conhecido como “Dema da Maturidade”, que tocou sua cuíca de três campanas nas duas agremiações. “Para quem gosta de samba, não existe rivalidade. Amanhã ainda vou apoiar amigos da minha igreja no Carnaval de Santana de Parnaíba”, afirmou.
Encerramento
O Carnaval de Barueri 2026 foi encerrado com uma animada roda de samba, reunindo sucessos antigos e atuais. Participaram os músicos Luciano do Pandeiro (pandeiro), Juninho (surdo), Portela (tantã), Gegê (cavaquinho) e Serjão Afinidade (violão), além das participações especiais de B. Santos, Fabão e Neguinho do Banjo. O evento também contou com intérpretes de Libras, Cleusa Araújo e Fran Silva, garantindo acessibilidade ao público.
Da redação
Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri
