SDPD recebe visita de entidade similar de São Carlos

- 19 de janeiro de 2021

Uma comitiva formada pela secretária municipal das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos (SP), Amariluz Garcia Ferreira e pelos assessores Marli Moretti e Aparecido Penha compareceu à SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoas com Deficiência) na manhã desta segunda-feira (dia 18).

O secretário Carlos Roberto da Silva - o prof. Carlinhos - e a coordenadora de Políticas Públicas, Leda Maria Sigrist, foram os anfitriões. O objetivo dos visitantes foi conhecer e implantar naquele município de cerca de 254 mil habitantes a 231 km da Capital um modelo parecido de integração das pessoas com deficiência.

Cadastramento e classificação das pessoas, capacitação, empregabilidade, parcerias, enquadramento nas políticas públicas, adequação das atividades aos cuidados com a Covid-19, engajamento de familiares e articulação dos vários órgãos públicos foram alguns dos temas abordados.

No cargo desde 1º de janeiro, a secretária Amariluz conta por que tem nossa cidade como referência: “Barueri  é uma das 10 cidades mais inclusivas do Estado de São Paulo e temos que procurar seguir um modelo que está dando certo”, afirmou.

Os visitantes conheceram todos os departamentos da SDPD (refeitório, piscina, oficinas de artesanato etc.) e também fizeram questão de ir ao Centro Municipal de Equoterapia, onde receberam todas as informações sobre a complexidade de instalação e funcionamento de um centro de reabilitação de qualidade.

O secretário Carlinhos, que também já recebeu representantes de outros municípios, tais como Osasco e São Bernardo do Campo, sabe por que isso ocorre: “somos referência no Estado em função da estrutura e do total apoio do gestor municipal à nossa causa”, explicou. “Na Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), nosso estande também é muito visitado”, completou.

Os representantes de São Carlos poderão continuar recebendo total apoio de Barueri, já que a SDPD mantém um canal de consultorias através do e-mail sdpd.faleconosco@barueri.sp.gov.br aberto há vários anos e que orienta entidades públicas e privadas de todo o país.