Semurb e CCR realizam ação educativa junto a motociclistas em Alphaville

- 19 de janeiro de 2023

Na manhã de terça-feira, dia 17, ocorreu uma ação educativa de trânsito desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) em parceria com a concessionária CCR ViaOeste em frente ao Shopping Tamboré, na avenida Piracema, em Alphaville. A atividade foi voltada aos motociclistas e orientou sobre as regras de trânsito e o risco de linhas de pipa com cerol.

O trabalho de orientação é fundamental, como explica o coordenador de mobilidade urbana da Semurb, José Luiz Pinheiro de Oliveira. “O objetivo é a segurança à vida no trânsito e a CCR está com o enfoque no cerol. O enfoque é com a antena corta linha, linha essa utilizada para empinar pipa, e nessa época de férias aumenta a demanda de pessoas empinando pipas. Nós, da Semurb, aproveitamos o ensejo para passar as orientações de trânsito, inclusive, temos panfletos com as infrações que o condutor não deve cometer. Estamos também fazendo o sorteio de equipamentos de segurança para o motociclista”, detalha Pinheiro.

O coordenador frisou que as motos estarão no foco das ações ao longo de todo o ano, considerando o aumento desse tipo de veículo no País. “Houve um crescimento no número de motociclistas em todo o Brasil, tendo em vista o aumento das empresas que utilizam a moto. Com isso, aumentaram também as demandas de sinistros de trânsito com motociclistas, então o enfoque é conscientizar na questão da segurança viária”, alerta.

As equipes abordaram diversos motociclistas que foram orientados e receberam a antena corta fio, que protege contra a “linha chilena” (nome popular para linha com cerol). Muitos deles elogiaram o trabalho realizado pelos agentes. É o caso do assistente de reboque Dante da Silva Ferreira, de 27 anos. “É sempre bom lembrar. Às vezes a gente fica tão no automático que não se liga nos acidentes. Eu conheço pessoas que passaram por graves situações por causa de linhas com cerol. Na realidade, o cerol a gente não consegue ver, então é importante evitar e tomar cuidado com a antena, andar sempre com ela”, ressalta.

O motoboy Erick Anderson, 37 anos, concorda. “É muito bom ser sempre orientado, às vezes, com a correria do dia a dia, a gente não dá muita atenção a certas leis de trânsito. O agente me deu um toque e eu acho bacana. Eu até queria colocar a antena no dia em que fui fazer a revisão da moto e não tinha no local e aqui foi uma oportunidade pra isso. A gente que anda de moto fica vulnerável. Graças a Deus nunca passei por situação envolvendo cerol, mas já vi uma situação e é horrível, foi bem complicado”, relembra.

Ação sempre necessária
Pinheiro mencionou alguns dados referentes a 2022 envolvendo motos dentro do município. “Nós tivemos 664 sinistros de trânsito registrados pela nossa Secretaria envolvendo motociclistas. Desses, 17 resultaram em óbitos, sendo 14 deles, de condutores”.

E finalizou: “nosso objetivo é diminuir esse índice atendendo, inclusive, a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que pede ações para diminuir em pelo menos 50% os sinistros de trânsito no âmbito do município”.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp