Destine seu Imposto de Renda ao Fumcad

- 19 de março de 2019

As pessoas físicas podem entregar sua declaração do Imposto de Renda até às 23h59 do dia 30 de abril. Portanto, ainda dá tempo de lembrar que você pode ajudar crianças e adolescentes sem gastar nada. Quer saber como? Ao fazer sua declaração é possível destinar parte do seu IR ao Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Mariana de Oliveira Leite, presidente do CMDCA, lembra da importância da destinação do Imposto de Renda para o Fumcad: “nem é preciso colocar a mão no bolso. Em Barueri temos 18 entidades inscritas no Conselho aptas a captar esses recursos”.

Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, destaca que a parceria com as organizações da sociedade civil é fundamental, pois elas prestam um serviço de qualidade. “Além disso, esses recursos são fiscalizados, há um setor na Secretaria para isso.”

O que é o Fumcad?
Os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcads) são o braço financeiro dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente. Os conselhos são compostos por representantes da Prefeitura e também da sociedade civil, que são escolhidos através de eleições. Os Conselhos Municipais cadastram ONGs que cuidam de crianças e adolescentes, analisando seus projetos e liberando os recursos necessários para seu custeio.

Todos podem ajudar
As pessoas físicas que apresentarem declaração de Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 3% do IR devido no ano para o Fumcad no ato da declaração, mesmo que tenham diferença a pagar ou a restituir. O prazo é 30 de abril. Basta escolher a opção ECA.

Caso você tenha diferença de IR a pagar em 2018, o valor da destinação será abatido do montante devido. Caso tenha restituição, o valor destinado será acrescido à restituição e devolvido para o contribuinte corrigido pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

Para mais informações, procure o CMDCA de Barueri. O endereço é avenida 26 de Março, 1.159, Jardim São Pedro, Barueri – CEP: 06401-050. O e-mail é cmdca@barueri.sp.gov.br e o telefone, 4199-2828.

Temp Temp Temp