Núcleo de Dança de Barueri participa de competição em Nova York

- 19 de março de 2019

O Núcleo de Dança de Barueri, criado há dois anos, está alçando novos voos. Desta vez as bailarinas da Secretaria de Cultura e Turismo vão disputar a final do VKIBC – Valentina Kozlova International Ballet Competition, em Nova York. A competição começou na segunda-feira (dia 18) e terá a participação de duas representantes da cidade, apresentando seis coreografias, sendo quatro de balé clássico e duas de balé contemporâneo.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, a participação das alunas de Barueri na competição demonstra o grau de qualidade e de compromisso da Prefeitura de Barueri na formação de novos talentos da dança. “Estar em Nova York também é o resultado do esforço das nossas alunas e do trabalho permanente dos professores do Núcleo de Dança”, completou. Só no ano passado, o Núcleo de Dança conquistou 48 prêmios em competições pelo Brasil.

A seletiva do VKIBC no Brasil aconteceu em outubro de 2018 em Barueri, com a vinda ao país da própria representante do concurso, Valentina Kozlova, que compôs o grupo de jurados. Valentina tinha sido a bailarina número um do Bolshoi, da Rússia, e a primeira do New York City Ballet, nos EUA. Ela instituiu o concurso internacional, buscando bailarinos em diversos países, oferecendo prêmios e contratações que se tornaram grande oportunidade de carreira.

A delegação brasileira participará das finais do Valentina  Kozlova  Dance Competition com 60 bailarinos, somando  63 coreografias. Ao todo serão 175 escolas do mundo todo participando da competição, destas, 10 são brasileiras.

Confira as escolas de dança brasileiras selecionadas: Ballet Karina Rezende - Paraná / Ballet Juvenil de Florianópolis / Núcleo de Dança de Barueri - SP / Grupo Juvenil  da Escola Municipal de Ourinhos  / Balé Isabel Gusman de Assis de SP / Studio  Coreográfico  Corpore Sano de Santo André SP / Expressão e Arte / Studio de Dança  de Campo Grande - Cariacica - ES / Cia Adriana Soares de SP / BalleTeatri Mônica   Minelli de Sorocaba- SP.

Segundo Valentina Kozlova, o objetivo da competição é “dedicar-se a criar uma atmosfera positiva e encorajadora, permitindo aos dançarinos a oportunidade de desenvolver ainda mais a sua técnica, arte e compreensão da arte”.