Barueri premia Secretarias e servidores pelo sucesso do Programa Barueri sem Papel

- 19 de maio de 2023

Com o tema “Moderniza Aí – A tramitação digital e a automação de processos com o Solar BPM”, a Prefeitura de Barueri, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), celebrou os dois anos de implantação do Programa “Barueri Sem Papel”. O encontro realizado no dia 17 de maio, na Praça das Artes, reuniu moradores da cidade, autoridades municipais da região, parceiros, além de servidores de Barueri, considerados fundamentais para o sucesso deste projeto que incentiva a sustentabilidade na Administração com a eliminação do uso de papel e a democratização de procedimentos e serviços.

“O Barueri Sem Papel é um processo inovador que otimiza o trabalho dos nossos servidores e facilita o acesso às informações dos munícipes de forma digital. Todos os envolvidos neste procedimento, que tem projetado Barueri no cenário nacional como ‘Cidade Inteligente e Sustentável’, estão de parabéns”, relatou o secretário de Obras, Roberto Piteri.

Já o administrador do CIT, Jonatas Randal, aproveitou para agradecer toda a sua equipe e demais servidores empenhados neste programa. “O apoio dos servidores e da atual Administração pública na implantação e no incentivo para o Barueri Sem Papel foram imprescindíveis para o sucesso do programa”, afirmou.

Tecnologia
Em parceria com a empresa Softplan Planejamento e Sistemas, a Prefeitura de Barueri utiliza no programa “Barueri Sem Papel” o Solar BPM, uma ferramenta digital que promove a tramitação de processos digitais.

Ao longo desses dois anos de implantação foram economizados mais de 40 mil quilos de papel, quase 100 mil litros de água e aproximadamente 135 mil horas de trabalho de um servidor no manuseio, guarda, transporte e manutenção documental, além de economizar nos insumos para impressão, reduzir nos gastos de energia elétrica e evitar o corte de cerca de 1.000 árvores.

“Estou muito feliz com o avanço deste programa, que desde o início conta com o apoio de um grande administrador público. Essas novas tecnologias possibilitam, além da otimização do trabalho, uma qualidade de vida melhor para os nossos servidores”, complementou a secretária de Administração, Cilene Rodrigues Bittencourt, que representa uma das pastas apoiadoras na implantação do projeto.

Para marcar o biênio do programa, o diretor executivo da Softplan, Rodrigo Santos, ministrou a palestra “Transformação digital na América Latina: o Brasil como exportador de boas práticas” e presenteou a secretária Cilene e o administrador Jonatas Randal com um relatório sobre o processo de implementação do “Barueri sem Papel”.

Em seguida, houve a palestra “Tribunal de Justiça de São Paulo: pioneirismo e vanguarda na transformação digital”, com o secretário de Tecnologia da Informação do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Marco Antônio Lopes Samaan, que exemplificou o processo de digitalização a partir de 2003.

Na ocasião, houve premiações às Secretarias e aos servidores que se destacaram na execução do Solar BPM. Na categoria “Atendimentos ao cidadão pelo portal de atendimento” foram premiadas as Secretarias de Finanças, Mobilidade Urbana e Saúde. Já em “Engajamento no uso do sistema Solar BPM”, a lista de homenageados traz os servidores Amanda da Silva Santos Paixão (Saúde), Ana Carolina Furlan Lopes (Educação), Ana Paula Almeida (Planejamento e Urbanismo), Djenifer Rumie de Carvalho (Suprimentos), Edvania Cardoso da Silva Souza Assis (Obras), Ester Barboza (Segurança Urbana e Defesa Social), Josevane Santos Silva Azevedo (Mobilidade Urbana), Júlio Alves de Oliveira Calixto (Administração), Lucimara Aparecida Soares (Finanças) e Roseli da Rocha Silva (Assistência e Desenvolvimento Social) e também os vereadores Antonivaldo Rios Gomes (Kascata), Levi Gonçalves de Oliveira Neto (Levi Jânio) e Thiago Rodrigues.

“Todo o meu processo de trabalho foi facilitado. Antes eu precisava arquivar cada prontuário físico. Com o digital, não há mais o acúmulo de trabalho. Ficou bem mais rápido, isso sem falar do aumento da produtividade”, conta um dos homenageados, o arquivista da Secretaria de Administração, Júlio Alves de Oliveira Calixto.

Entre os homenageados também estava o ex-servidor do CIT, Vladimir Celestino da Silva, que participou da implantação do programa na época e atuou como gestor.

Temp Temp Temp Temp Temp