‘Mais bonita Campanha do Agasalho de Barueri’ é encerrada com números expressivos

- 19 de julho de 2019

“Uma das mais bonitas Campanhas do Agasalho” foi encerrada na quarta-feira (dia 17). As palavras são da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia, Sônia Furlan.

Lançada em 28 de março com show dos padrinhos da campanha, a dupla Guilherme & Santiago, a Campanha do Agasalho 2019 iniciou as distribuições em maio e alcançou 20 bairros e 19 segmentos (instituições, Cras, Creas, garis, pessoas em situação de rua, idosos e crianças).

Para atender milhares de pessoas, o Fundo Social contou com “um batalhão solidário”. Foram recebidos R$ 113.043,45, fruto de eventos realizados pelas secretarias municipais, ações entre servidores, Bazar da Solidariedade e ações entre amigos.

Empresários, comerciantes e servidores municipais se mobilizaram e juntos doaram peças novas, cobertores e mantas. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) comprou 20 mil cobertores novos e o Núcleo de Moda produziu 20 mil peças de moletom. Tudo isso, somado ao que foi adquirido com os recursos recebidos, totalizou 69.871 peças.

Distribuições
Graças à solidariedade de muitos, a expectativa inicial de fazer a distribuição em 16 bairros foi superada. Durante dois meses de intenso trabalho, foram atendidas instituições, além de entregas feitas nas ruas de Barueri. “Essas mais de 69 mil peças, incluindo cobertores, mantas e calçados, nos possibilitaram atender 31.792 famílias”, explicou Sônia Furlan.

A presidente do Fundo Social e a secretária Adriana Bueno Molina (SADS) fizeram questão de doar pessoalmente cada agasalho. Uma rotina de distribuições diárias (às vezes duas por dia) exigiu um esforço grande da equipe de servidores, que “começou a trabalhar em janeiro para que tudo acontecesse da melhor forma”, disse o prefeito Rubens Furlan, que participou de muitas entregas.

Para Sônia Furlan, as parcerias e o carinho fizeram a diferença. “Eu senti nessa Campanha grande motivação por parte de todos os colaboradores. Quando fazíamos as entregas, víamos a grande necessidade das pessoas. Encontramos uma população sofrida, amorosa, carinhosa e agradecida”. Sobre o aumento do número de famílias atendidas em relação ao ano passado, a presidente declarou que jamais imaginava que conseguiria atender 13 mil famílias a mais, embora durante a Campanha tenha percebido esse movimento de solidariedade por parte de todos os segmentos. “Essa campanha foi diferente: foi a mais bonita e a que contou com mais envolvimento, proporcionando a verdadeira ajuda que se pode dar”.

Campanha diferenciada
Para coroar a Campanha do Agasalho, Sônia Furlan explicou uma ação promovida pela SADS e Fundo Social. “Durante os piores dias de inverno, a Secretaria acolheu cerca de 35 pessoas que estavam em situação de rua e não desejavam ir para o abrigo, mas aceitaram a abordagem feita pelo Eli, que trabalha conosco e os conhece bem. Assim, estabeleceram um vínculo conosco e nas dependências da Secretaria se alimentaram, tomaram banho, passaram a noite, receberam roupas e cobertores, além de carinho”.

Sônia agradeceu a servidora Márcia Aparecida da Silva que cozinhou e outros servidores voluntários que colaboraram. “A sensação que eu tinha de uma Campanha diferenciada, eu entendi quando ela acabou: o número de pessoas que colaboraram, o número de famílias atendidas, a qualidade e a quantidade que conseguimos adquirir com os recursos e doações que recebemos. Todos podem dormir tranquilos, descansados neste inverno porque as famílias mais necessitadas estão aquecidas”.

Sônia Furlan fez questão de agradecer a secretária Adriana Bueno Molina, que com ela, trabalhou em todas as entregas, a Elisangela Alves Santos Oliveira, Zigomar, Marinho e suas respectivas equipes, e todos os funcionários voluntários e colaboradores, além do secretário de Esportes, Tom Moisés que cedeu a Arena Barueri para pessoas em situação de rua.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp